Economia

Morreu empresário Joaquim Emídio Faria

1 fev 2021 11:38

Foi um dos “principais pilares” da história da Sival, empresa de gessos e plásticos do Souto da Carpalhosa, Leiria

morreu-empresario-joaquim-emidio-faria
“Será sempre recordado tanto pelo homem que foi, como por tudo aquilo que construiu”.
Nuno Brites | IntouchStories

Joaquim Emídio Sequeira Faria, empresário que durante largos anos geriu a Sival Gessos e a Sival Tubos e Perfis, empresas às quais nunca perdeu a ligação, faleceu ontem, aos 95 anos.

Na sua página de Facebook, a neta Sara Faria, directora-geral da Sival Gessos, recorda que o empresário foi “um dos principais pilares da história da Sival” e que “será sempre recordado tanto pelo homem que foi, como por tudo aquilo que construiu”.

“Foi durante toda a vida um empresário empreendedor, com uma visão estratégica virada para o futuro, que fez crescer a marca Sival, tornando-a numa referência nacional. Sempre com uma capacidade analítica e uma lucidez extraordinárias, manteve-se profissionalmente activo até ao fim”.

A Sival foi fundada em Fevereiro de 1944 e Joaquim Emídio Faria entrou para a sociedade dois anos depois. Em 1948, com a aquisição das quotas dos restantes sócios, a empresa passou a ser propriedade exclusiva da família Faria, mantendo-se assim até aos dias de hoje.

Pai do empresário Pedro Faria, um dos antigos presidentes da associação Nerlei, Joaquim Emídio Faria era casado com Julieta Faria, proprietária da Farmácia Central.

Licenciado em Economia, Joaquim Emídio Faria foi também presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, co-responsável pelos primeiros cursos ali ministrados, ligados às engenharias, e pelas próprias instalações.

Foi ainda membro da direcção da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, vogal e representante do Distrito de Leiria na Comissão Coordenadora da Região Centro. Esteve, também, no Tribunal da Comarca de Leiria, como administrador da Câmara de Falências.