Sociedade

Morreu Dona Julinha, cujo nome foi dado ao Agromuseu na Ortigosa

5 abr 2023 15:59

Maria Leonilde Pereira Alves Carreira nunca quis dizer a idade que tinha

morreu-dona-julinha-cujo-nome-foi-dado-ao-agromuseu-na-ortigosa
Dona Julinha
CML

Maria Leonilde Pereira Alves Carreira, conhecida como Dona Julinha, morreu hoje, informou o Município de Leiria, que "lamenta profundamente" o seu falecimento.

Com uma profunda ligação ao Município de Leiria, Dona Julinha, como gostava de ser tratada, doou à autarquia a Casa Agrícola Pereira Alves de Matos Carreira, na Ortigosa, onde existe actualmente o Agromuseu Dona Julinha e que "constitui um importante espaço de promoção cultural e de preservação das tradições".

A Casa Agrícola Pereira Alves de Matos Carreira, propriedade da sua família, foi uma das maiores casas agrícolas da região, possuindo inúmeras propriedades rurais e florestais e muito gado bovino, porcino e aves de capoeira.

Nela se desenvolvia uma intensa actividade agrícola na área da vitivinicultura, cultura de cereais e do azeite, fruticultura, bem como silvicultura, refere a página da Câmara de Leiria.

Com a doação, em 11 de Junho de 2002, de parte dos bens constituintes da Casa Agrícola Pereira Alves de Matos Carreira, por Maria Leonilde Pereira Alves Carreira, a Câmara Municipal de Leiria procedeu, apoiada pelo Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+, através da ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, à recuperação e adaptação dos edifícios agro-pecuários e áreas anexas, constituindo um circuito museológico interpretativo e interactivo.