Viver

Monty Python filma na Batalha e Leiria recebe obras de Andy Warhol

9 jun 2016 00:00

Já se sabia que o produtor português Paulo Branco vai produzir 'O Homem Que Matou Dom Quixote, filme que será realizado pelo ex-Monty Python Terry Gilliam e também já se sabia que parte da obra seria filmada em Portugal e em Espanha, a partir de Setembro.

monty-python-filma-na-batalha-e-leiria-recebe-obras-de-andy-warhol-4298
Jacinto Silva Duro

O que não se sabia eram os locais. O JORNAL DE LEIRIA soube que Terry Gilliam, na fotografia, está a equacionar filmar nos mosteiros da Batalha e de Tomar, retomando este projecto que já tem mais de 15 anos.

Segundo fonte do mosteiro da Batalha, Gilliam mostrou-se muito interessado pela arquitectura do monumento, já visitou o espaço por duas vezes, para tirar notas e tem trocado correspondência com o Ministério da Cultura, a fim de tratar das autorizações.

O filme será uma co-produção entre França, Espanha e Portugal, com argumento do Monty Python e de Tony Grisoni, numa adaptação do romance e clássico da história da literatura, Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.

O financiamento será de 16 milhões de euros, segundo a Variety. Contactado pelo JORNAL DE LEIRIA, o director do mosteiro, Joaquim Ruivo confirmou as visitas de Gilliam e o interesse deste, adiantando que espera ainda confirmações finais.

Centro Porsche Leiria expõe obras de Warhol
O Centro Porsche Leiria, em Azoia, vai ter expostas dez obras do artista ícone do pop Andy Warhol no âmbito do lançamento do novo modelo 718 Boxster.

A iniciativa, que dá pelo nome de Caravana Pop Art The Factory by Porsche acontece em Leiria entre 22 e 25 de Junho, passando ainda por outros centros Porsche de Portugal e Espanha.

Mostrando estas obras de arte, poderemos ver as famosas latas de sopa Campbell, as marcas Coca-cola e Pepsi, ou retratos de Mick Jaeger, Rolling Stones ou Marilyn Monroe.

A mostra reúne, em suportes desenhados para a ocasião, obras das diferentes etapas do trabalho de Warhol e de The Factory. Estarão ainda expostas duas obras adicionais em modelos Boxster Spyder e 911 Turbo S.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.