Economia

Mobi.E lança concurso para exploração de nove hubs de carregamento

12 nov 2021 14:35

Investimento total ascende a 1,9 milhões de euros e contempla um hub em Leiria

mobie-lanca-concurso-para-exploracao-de-nove-hubs-de-carregamento
Objectivo é reforçar a infraestrutura nacional de acesso público
myenergi@Unsplash

A Mobi.E acaba de anunciar o lançamento de um concurso público internacional para a atribuição do direito de exploração de nove hubs de carregamento de veículos eléctricos, nomeadamente em Leiria, mas cujo local exacto a empresa não especifica.

Os hubs integram um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento normal (22 kW) e um posto de transformação, localizados nas cidades de Almada, Braga, Coimbra, Leiria, Loulé, Loures, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu.

O projecto resulta de um investimento de 1,9 milhões de euros, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo, anuncia a empresa em nota à imprensa.

O objectivo é reforçar a infraestrutura nacional de acesso público em 81 postos de carregamento com diferentes potências.

No âmbito deste concurso, que prevê a exploração dos hubs por dez anos, coube aos municípios disponibilizar e licenciar o espaço de instalação e à Mobi.E instalar os equipamentos e as respectivas ligações à rede eléctrica.

O presidente da Mobi.E, Luís Barroso, sublinha a importância deste projecto para o “reforço da rede de carregamento nas principais cidades do país, quer em número de postos quer em potência, sendo um projecto piloto que irá colocar a oferta da rede Mobi.E num novo patamar”.

A rede é composta actualmente por mais de dois mil postos de carregamento, maioritariamente situados em espaços de acesso público. “Trata-se de uma rede cujo modelo se baseia na interoperabilidade e no carácter universal de utilização”, diz a empresa.