Sociedade

Missão com dedo de Leiria leva bens de primeira necessidade a campos de refugiados gregos

20 mar 2016 00:00

Fotógrafa Elisabete Maisão participa em projecto de apoio a refugiados

missao-com-dedo-de-leiria-leva-bens-de-primeira-necessidade-a-campos-de-refugiados-gregos-3456

A fotógrafa Elisabete Maisão quer levar carrinhas com bens essenciais destinados aos refugiados sírios para a cidade grega de Idomeni, a partir do mês de Abril. Nesta viagem, a responsável pelo projecto Solidariedade de Portugal a Idomeni pretende ainda transportar voluntários para auxiliar os deslocados nos campos de acolhimento gregos. 

A aventura desta fotógrafa que residiu vários anos em Leiria, teve início quando, durante uma viagem a Amesterdão, cidade onde chegou a residir, decidiu participar no projecto Haircult, que oferecia cortes de cabelo gratuitos aos migrantes na “selva” de Calais. 

Foi o primeiro passo que acabou por levá-la aos campos de refugiados espalhados pela Europa. O objectivo foi conhecer o trajecto que os refugiados faziam até chegar à Alemanha e outros países do norte da Europa.

Durante esta missão, Elisabete aproveitou para fotografar o quotidiano dos migrantes e recolher histórias para, mais tarde, elaborar um trabalho editorial. No entanto, decidiu ficar mais tempo do que o planeado.

Juntou-se a uma ONG – Organização Não Governamental e ajudou no que pode, sem nunca deixar de registar, através da fotografia, a dor e as incertezas que atormentam quem acaba de deixar o seu país e parte para o desconhecido.

Na viagem que a levou à Grécia, o responsável da ONG ficou com a missão de escrever sobre a experiência e as histórias das pessoas e a fotógrafa de captar as imagens.

Na sua paragem na ilha de Lesbos, na Grécia, acolheu crianças, mulheres e homens que chegavam assustados e traumatizados, mas felizes por terem conseguido sair da Turquia e chegarem vivos à Europa.

Segundo o projecto Solidariedade de Portugal a Idomeni, a fronteira entre a Grécia e a Macedónia mantém-se fechada e milhares de pessoas estão, neste momento, bloqueadas no campo de refugiados de Idomeni. “As condições são sub-humanas e agravam-se de dia para dia.”

A iniciativa de solidariedade que agora arranca de Portugal está a ser organizada em parceria com Lígia Gonçalves.

A saída de uma das carrinhas está já marcada para dia 4 de Abril. Serão também recolhidos donativos, em dois pontos do País, Lisboa e Loulé.

 

Vanessa Damásio