Sociedade

Mira de Aire acolhe encontro europeu de espeleo-socorro

8 out 2023 11:00

Evento contará com a presença de membros das equipas de resgate envolvidas no socorro a Mark Dickey, espeleólogo norte-americano que, recentemente, esteve nove dias retido numa gruta na Turquia.

mira-de-aire-acolhe-encontro-europeu-de-espeleo-socorro
Durante o encontro, estão previstas actividades de resgate em caverna
Foto: FPE

Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, vai receber o 16.º Encontro Europeu de Espeleo-Socorro, a decorrer de 10 a 15 de Outubro. Organizado pela Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE), o evento contará com cerca de 150 participantes, entre os quais, membros das equipas de resgate envolvidas no socorro a Mark Dickey, espeleólogo norte-americano que, recentemente, esteve nove dias retido numa gruta na Turquia, na sequência de um problema de saúde.

Nos primeiros dois dias, designados por pré-metting, estão previstas actividades em grutas da região e ao ar livre, bem como de espeleo-mergulho nas nascentes cársicas do Alviela e do Almonda.

O encontro propriamente dito, a ter lugar nos dias 13 e 14, inicia-se com uma sessão de abertura, prosseguindo com diversos workshops em sala e ao ar livre, conferências e apresentações, treinos e demonstrações em cordas.

Segundo um comunicado da organização, estão também previstas actividades de resgate de mergulho em caverna nas nascentes cársicas dos rios Almonda e Alviela.

Naquela nota, a FPE explica que organização do encontro em Portugal partiu de um convite que lhe foi dirigido pela European Cave Rescue Association (Associação Europeia de Resgate em Cavernas), que agrega 31 organizações que desenvolvem trabalho nesta área. A escolha do local recaiu em Mira de Aire, “situado no centro de Portugal, em pleno Maciço Calcário Estremenho, a maior e mais importante região cársica de Portugal”.

Estes encontros reúnem espeleólogos especializados em resgate subterrâneo, nomeadamente, médicos, socorristas, técnicos operacionais e mergulhadores, entre outros, da Europa, os EUA, Canadá e Israel”, acrescenta a FPE.