Economia

“Do laboratório à fábrica”, ministro desafia região a competir por bolo de 475 mil milhões

9 jul 2026 19:30

Jantar dos 41 anos da Nerlei CCI distinguiu Carlos André, a Litoprel, os fundadores da Carldora e a startup Bhout e serviu ainda para repto de Fernando Alexandre

ministro-desafia-leiria-fundo-europeu-competitividade
Fernando Alexandre disse que ULO poderá travar a emigração de jovens e garantir retornos económicos e sociais superiores ao investimento realizado
Fotografia: Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

A ausência de uma universidade pública num dos maiores pólos económicos do País foi, durante décadas, uma lacuna estrutural do ecossistema regional.

Contudo, essa falha pode ser colmatada pela transformação do Politécnico de Leiria na nova Universidade de Leiria e Oeste (ULO), segundo o ministro da Educação, Ciência e Inovação.

Fernando Alexandre apresentou a instituição como peça central de um "novo paradigma para a região", no jantar do 41.º aniversário da Nerlei CCI - Associação Empresarial da Região de Leiria, a 3 de Julho, apenas três dias após a promulgação pelo Presidente da República do diploma que criou a nova universidade.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ