Viver

Ministro cantou em Leiria com jovens do projecto Ópera na Prisão, da SAMP, que Israel quer replicar

22 nov 2022 19:20

O roteiro “Cultura que Somos” levou o ministro Pedro Adão e Silva ao Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, na semana em que encerra a edição Traction do projecto Ópera na Prisão

ministro-cantou-em-leiria-com-jovens-do-projecto-opera-na-prisao-da-samp-que-israel-quer-replicar
Visita, esta terça-feira, ao Pavilhão Mozart, o centro de artes performativas do EPL-J
Jornal de Leiria

São vários os impactos” que o projecto Ópera na Prisão “está a ter na Europa e no mundo” e é no decurso da divulgação internacional dos resultados alcançados desde 2004 no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J) que surge o convite para a equipa da SAMP dirigida por Paulo Lameiro replicar o projecto em Israel.

A novidade, partilhada por Paulo Lameiro durante a visita do ministro da Cultura e da ministra da Justiça ao Pavilhão Mozart do EPL-J, esta terça-feira, significa que há interesse das autoridades israelitas em desenvolver localmente o modelo SAMP, que já inspirou iniciativas semelhantes fora de fronteiras.

Neste contexto, uma comitiva proveniente de Israel, com três dezenas de pessoas, esteve recentemente em Leiria para conhecer a edição Traction do Ópera na Prisão, o mesmo motivo que hoje levou Pedro Adão e Silva e Catarina Sarmento e Castro ao EPL-J.

O ministro da Cultura e a ministra da Justiça, que já tinham assistido, em Lisboa, a um espectáculo do projecto realizado na Gulbenkian, cantaram com os jovens do EPL-J e ouviram os jovens do EPL-J cantar, da ópera ao hip hop, no centro de artes performativas instalado no interior da prisão com o nome Pavilhão Mozart, onde esta tarde se sentaram, lado a lado, reclusos e funcionários, músicos e representantes do governo, autarcas e técnicos da administração do Estado.

“O que desejo e espero é que a música (…) seja uma arma para continuarem a ter voz”, disse Pedro Adão e Silva, já depois de ouvir os jovens do EPL-J a falarem do Ópera na Prisão com palavras como “liberdade” e “gratidão”.

Para Catarina Sarmento e Castro, o projecto pode ajudar a “combater o estigma” e levar a que “as pessoas olhem para esta comunidade”, que é a população prisional.

O espectáculo de encerramento da edição Traction do projecto Ópera na Prisão, com estreia do documentário, realiza-se no sábado, 26 de Novembro, às 16 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.