Economia

Ministra da Segurança Social elogia StartUp Leiria Inovação social como contributo para respostas sociais

28 jun 2021 12:56

“Leiria está, mais uma vez, a fazer história”, afirmou Ana Mendes Godinho

ministra-da-seguranca-social-elogia-startup-leiria-inovacao-social-como-contributo-para-respostas-sociais
Ana Mendes Godinho inaugurou o espaço da Startup Leiria Inovação Social, que funcionará no campus 5 do Politécnico de Leiria
Ricardo Graça

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social,elogiou hoje a incubadora Startup Leiria Inovação Social, por ser um espaço que permite o desenvolvimento de respostas sociais contribuindo para a autonomização e apoio aos idosos.

“Esta incubadora social é também um espaço de desenvolvimento de novos projectos para novas respostas sociais e novas formas de responder ao desafio demográfico, que temos nas várias dimensões, e de inclusão” e “promover a autonomização e o apoio domiciliário das pessoas, para que fiquem, cada vez mais, em casa, sem estarem isoladas”, afirmou a governante, na cerimónia de inauguração das instalações da incubadora Startup Leiria Inovação Social.

Para a ministra, “o desafio demográfico é prioritário", pelo que é "fundamental acelerar todos os investimentos nas respostas demográficas, mas também nas respostas diferentes de inclusão social", sublinhou, ao referir que “Leiria está, mais uma vez, a fazer história”.

Recordando que a pandemia evidenciou as “vulnerabilidades” que existem em Portugal do ponto de vista social, “seja nas respostas ao desafio demográfico das novas respostas necessárias ao envelhecimento seja nas respostas para os jovens se conseguirem autonomizar”, a governante socialista considerou que esta startup “tem a grande virtude de ser a resposta ao desafio que Portugal quis colocar no centro do debate durante a sua presidência”, através da “aprovação do plano de acção do pilar europeu dos direitos sociais”.

Para Ana Mendes Godinho, é preciso “reinventar e renovar”, assim como “manter a capacidade de uma nova inspiração em novas respostas sociais, que promovam a autonomia das pessoas em casa que, tenham mais capacidade de não deixar ninguém sozinho, não deixar ninguém para trás”.

Destacando o trabalho em rede, a ministra considerou que a StartuP Leiria Inovação Social irá “gerar ideias, inovação e inspiração, e cérebros dedicados à inovação social”.

A Startup Leiria Inovação Social tem como objectivo apoiar projectos inovadores e sustentáveis, capazes de responder aos problemas sociais que afectam a comunidade.

Este hub de inovação social constituirá um estímulo importante para a dinamização de novo ecossistema de empreendedorismo e inovação social na região Centro, uma iniciativa possível graças ao apoio do Politécnico de Leiria, como  investidor social, e ao Portugal Inovação Social como financiador, através do instrumento Parcerias para o Impacto.