Sociedade

Ministério Público acusa pai e filho de matarem jovem na Martingança

7 jun 2022 10:39

Homicídio ocorreu junto à estação de comboios, em Outubro de 2021, estará relacionado com uma dívida de 2.100 euros.

ministerio-publico-acusa-pai-e-filho-de-matarem-jovem-na-martinganca
Ainda sem data marcada, o julgamento vai decorrer no Tribunal Judicial de Leiria.

O Ministério Público (MP) acusou pai e filho do crime de homicídio qualificado pela morte de uma jovem junto à estação de comboios da Martingança, no concelho de Alcobaça. O caso ocorreu em Outubro de 2021 e estará relacionado com uma alegada dívida de droga.

Segundo o despacho de acusação, citado pela agência Lusa, os dois arguidos estão também acusados de detenção de arma proibida. O jovem, de 20 anos, que se encontra detido preventivamente, está ainda acusado o crime de resistência e coação sobre funcionário.

O MP sustentou que a vítima, de 18 anos, amiga dos arguidos e “residindo com estes” num anexo à moradia do qual pagava renda, tinha, em 3 de Outubro de 2021, data do homicídio, uma dívida para com os arguidos “superior a três mil euros”, relativa à compra de estupefacientes.

De acordo com o despacho do MP, uma semana antes do homicídio, os arguidos interpelaram a vítima, “para que lhes pagasse o valor de 2.100 euros”, dando-lhe até ao dia 8 de Outubro. “Caso contrário, a matariam”.

Ainda sem ter entregue a quantia exigida, no dia em que viria a morrer, a a jovem contactou um deles e combinaram encontrar-se pessoalmente. O encontro ocorreu por volta das 22 horas,num terreno baldio em frente à estação de comboios da Martingança, seguidos por outra viatura onde estavam mais duas pessoas.

No exterior, uma dessas pessoas informou que tinha entregado 860 euros à jovem, “para que liquidasse parte da dívida que aquela tinha” para com os dois acusados, tendo a vítima pedido mais tempo para que lhes pudesse pagar.

Nesse momento, e de acordo com a acusação, o pai do detido, que o MP considera o instigador do crime e sobre o qual recai um mandado de detenção europeu, entregou ao filho uma arma de fogo, “totalmente carregada”. Dirigiu-se ao filho e disse: “Dá-lhe um tiro” e “Ou tratas tu ou trato eu”, lê-se no despacho citado pela Lusa.

O jovem, “em execução da ordem que lhe foi transmitida e a qual acatou”, apontou-o à vítima e atingiu-a “por cinco vezes” na cabeça.

Os arguidos ausentaram-se do local sem prestar socorro à vítima, que morreu na madrugada seguinte no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O jovem foi detido no dia seguinte, junto ao local do crime, onde regressou à procura de um cão que tinha levado na noite anterior.

Ainda não tem data marcada, o julgamento vai decorrer no Tribunal Judicial de Leiria.