Sociedade

Militantes do PSD contestam escolha de Álvaro Madureira para concorrer à Câmara de Leiria

12 abr 2021 11:07

132 Militantes e simpatizantes sociais-democratas consideram que esta escolha "não serve os interesses do PSD e acima de tudo de Leiria e do seu concelho"

militantes-do-psd-contestam-escolha-de-alvaro-madureira-para-concorrer-a-camara-de-leiria
Álvaro Madureira
Ricardo Graça/Arquivo

Numa carta aberta, um grupo de 132 militantes e simpatizantes sociais-democratas contesta a escolha de Álvaro Madureira para concorrer à Câmara de Leiria, uma opção que, entendem, "não serve os interesses do PSD e acima de tudo de Leiria e do seu concelho".

"Em devido tempo, muitos de nós tomámos a iniciativa de dirigir uma mensagem ao presidente do PSD saudando a sua intenção de conduzir pessoalmente a escolha do candidato e alertando-o para a existência de movimentações que indiciavam a imposição da candidatura de alguém que não merece o apoio do PSD em qualquer circunstância e para qualquer lugar", começam por expor os militantes.

"Constatamos agora que não foi valorizada, como era expectável, a vitória alcançada nas anteriores legislativas, prova evidente de que os valores da social-democracia têm acolhimento maioritário em Leiria", salientam.

"Foi ignorada a fragilidade da candidatura socialista e as reservas que suscita em largos sectores da comunidade. Uma candidatura social-democrata forte, prestigiada junto da comunidade e com um programa claro de desenvolvimento do concelho – que contrastasse com o ‘pão e circo’ socialista – suscitaria certamente a adesão de largos sectores da sociedade leiriense podendo, quiçá, almejar a vitória: difícil mas possível", prosseguem.

"Não foi este o caminho escolhido. Precisava-se de um projecto com capacidade política, com reconhecimento social, com procura do bem comum e com espírito de serviço à comunidade. Também por isso, não nos revemos nesta escolha, não nos revemos na condução deste processo", realça o grupo de militantes.

"A escolha do presidente da Comissão Política de Leiria para encabeçar a lista candidata à Câmara Municipal constitui um péssimo serviço ao PSD e a Leiria quer porque tal pessoa não reúne as características mínimas para dignificar uma candidatura do Partido Social Democrata, quer porque o seu passado revela que não tem qualquer noção do que seja serviço público quer, ainda, porque é o melhor serviço que se poderia prestar ao PS", defendem.

"É impossível ficar indiferente perante esta lamentável escolha, que não serve os interesses do PSD e acima de tudo de Leiria e do seu concelho. Assim sendo, os abaixo-assinados – militantes e simpatizantes do Partido Social Democrata – vêm publicamente assumir a sua discordância perante a dita candidatura à Câmara Municipal de Leiria e a sua absoluta indisponibilidade para a suportar".

"Os abaixo-assinados comprometem-se a desenvolver, no tempo devido, todos os esforços para devolver o PSD de Leiria à sua matriz social-democrata, pondo fim a esta lamentável deriva em que os interesses de alguns anulam e substituem o interesse comum", rematam em carta aberta.