Sociedade

Miguel e Xavier querem “curar” a terra em Pedrógão Grande e pedem ajuda

25 mar 2021 18:03

Estes dois amigos, um belga e um inglês, têm em mãos um projecto de regeneração de ecossistemas em terrenos afectados pelo fogo de 2017 e lançaram um crowdfunding para angariar apoios.

Terreno tem vindo a ser preparado com a remoção de eucaliptos, limpeza da floresta danificada e a criação de sistemas de gestão de água
Terreno tem vindo a ser preparado com a remoção de eucaliptos, limpeza da floresta danificada e a criação de sistemas de gestão de água

Miguel Humblet é belga e vive há cerca de 10 anos na aldeia de Gravito, Pedrógão Grande, à qual a companheira, também belga, tinha ligações familiares. Xavier Hancock nasceu no Reino Unido e vive, actualmente, em Gozo, ilha que pertence ao arquipélago de Malta.

Em comum, têm uma imensurável paixão pela natureza e a escolha do norte do distrito de Leiria para pôr em prática um estilo de vida sustentável e em contacto com o meio ambiente.

Ambos são proprietários de terrenos em Pedrógão Grande e ambos foram afectados pelos incêndios de 2017. Em vez de baixarem os braços, decidiram deitar mãos à obra e regenerar a terra, reconstruindo todo o ecossistema.

Ao todo, os dois amigos propõem-se “curar” cerca de sete hectares, com a esperança que o projecto possa ajudar “a mudar mentalidades” e contagiar outros proprietários para que “avancem da monocultura [do eucalipto] em direcção à biodiversidade”. Para que a empreitada que têm em mãos possa continuar, lançaram agora um crowdfunding para angariar mais apoios.

No texto onde apresentam a campanha, Miguel e Xavier contam que já investiriam mais de 400 mil euros neste projecto, desde a compra do terreno, remoção de eucaliptos ardidos e aquisição de maquinaria e ferramentas, até à preparação do solo e apoio aos voluntários que têm ajudado nos trabalhos.

Com esta iniciativa, pretendem conseguir apoios que lhes permitam avançar para a fase de reflorestação, na qual irão empregar “mais de 100 espécies” de &

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ