Economia

Mestra mostra Mercado da Cerâmica nas Caldas da Rainha

28 mai 2026 12:50

Abordagem à cerâmica orientada por artistas locais

mestra-mostra-mercado-da-ceramica-nas-caldas-da-rainha
Iniciativa decorre até 13 de Junho
DR

Durante quatro sábados, oficinas de cerâmica gratuitas na Praça da Fruta, em Caldas da Rainha, antecipam a realização da Mestra - Mostra Mercado da Cerâmica, que regressa ao Parque D. Carlos I, de 19 a 21 de Junho, com mais de 70 expositores.

Até lá, o ciclo A Mestra vai à Praça arrancou com curadoria de Kevin Claro, das Éditions n'importe quoi, a 23 de Maio e prolonga-se até 13 de Junho, sempre das 10 às 13 horas, sem inscrição prévia.

Cada sessão propõe uma abordagem distinta à prática da cerâmica, orientada por artistas locais: miniaturas dos produtos da praça, com Duasdues; pintura de azulejos inspirados na vida quotidiana, com Bina Tangerina; exploração da plasticidade do barro, com Marcos Martos; e, a fechar, desconstrução de cilindros torneados com Afonso Mota, do What the Folk Studio.

"A Praça da Fruta é um lugar de encontro, de vida e de tradição", diz Conceição Henriques, vereadora do Turismo e da Cultura do município, sublinhando a vontade de aproximar a comunidade da cerâmica.