Covid-19

Menção honrosa e presença na final do concurso abcovid.pt para aluno de escola de Leiria

18 ago 2020 09:52

Vinícius Rodrigues Manso participou com o vídeo "Conscientização sobre o coronavírus – Longe de Casa"

Clique em cima para ver o vídeo

Vinícius Rodrigues Manso, de 17 anos, aluno na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, de Leiria, recebeu uma menção honrosa pelo vídeo Conscientização sobre o coronavírus – Longe de Casa, no âmbito da 8.ª e penúltima semana do concurso escolar abcovid.pt, promovido por estagiários da Hovione, com o objectivo de divulgar mensagens que ajudem a viver protegido do vírus SARS-Cov 2.

Vinícius habilitou-se à fase final do concurso, onde serão atribuídos prémios de 3 mil euros ao vencedor e 1500 e 1000 euros para o segundo e terceiro classificados, respectivamente. 

O vencedor desta semana foi o vídeo The Next Page, realizado por Rui Pereira Reis, de 17 anos, estudante na Escola Profissional de Comunicação e Imagem, de Lisboa.

No vídeo, o protagonista vive numa realidade alternativa e utiliza tecnologia de inteligência artificial para tomar as decisões mais acertadas para diminuir o seu risco de contaminação por Covid-19.

O autor recebeu 350 euros e é candidato ao grande prémio da final deste concurso dirigido a estudantes do ensino básico e secundário, entre os 10 e 20 anos, que atribui, todas as semanas, um prémio de 350 euros para os autores do melhor vídeo.

Os jurados do concurso atribuíram ainda menções honrosas aos autores e vídeos: Miguel Leça de Oliveira Almeida, 17 anos, Escola Secundária Tomaz Pelayo (Santo Tirso), “O Conselho de Estado”; Ana Sofia Barradas, 18 anos, Escola Secundária Tomás Cabreira (Faro), “Entrevista a SARS CoV-2”; Maria João da Costa Carvalho, 17 anos, Escola Secundária João da Silva Correia (São João da Madeira), “A transmissão do coronavírus”; Ana Clara Lopes Barbosa, 10 anos, Agrupamento de escolas Professor Carlos Teixeira (Fafe), “Receita para combater o COVID-19!”; Beatriz Matos, 17 anos, Escola Profissional de Imagem (Lisboa), “A Nova Vida Do Charles”; Associação Luiz Pereira Motta, “Concurso ABCovid - Marcelo e Mateus”, Beatriz Peixe, 14 anos, Escola B+S Dr. Prof. Francisco Freitas Branco (Porto Santo), “ABCovid by Bia Peixe”,e Sara Gonçalves Santos, 14 anos, Escola Básica e Secundária Dr. Azevedo Neves (Amadora), “A arte de preservar vidas”.

O júri nacional que avaliará estes trabalhos junta os investigadores Alexandre Quintanilha, do I3S, Pedro Simas, do IMM, Mafalda Paiva, da Hovione, e a youtuber Sofia Barbosa.