PATROCINADO

Economia

MD Group | Lighting the Future

1 out 2020 11:12

O Grupo MD iniciou a sua atividade em Lei­ria no ano de 1989. Começou por ser uma empresa de engenharia e gestão de pro­jetos de moldes, mas, rapidamente, se tor­nou numa empresa fabricante de moldes

md-group-or-lighting-the-future
CAMPUS MD
DR

Em 1998, é estabelecida a MD Fastooling, hoje MD Moldes, acrescentando assim, a fabricação ao projeto e desenvolvi­mento de moldes de injeção.

Até 2012 a empresa continuou a crescer, orgâni­ca e inorganicamente. Em sentido para­lelo, o Grupo desenvolve a sua unidade de testes de injeção de Plásticos, a MD Plastics. Em 2016, o Grupo decide construir uma unidade de injeção de plásticos com 10.000 m2 de área produtiva, introduzindo melho­res práticas produtivas como Lean Manu­facturing e Visual Management.

Foram ainda integradas tecnologias e métodos da Indústria 4.0 assim como tecnologia de ponta, imprescindível para atuar na área de iluminação Automóvel. Em 2017, a Alantra Prive Equity entra no Grupo como maior acionista, reforçan­do a aposta da empresa no crescimento e upgrade tecnológico.



Recentemente a empresa decidiu inves­tir num projeto ambicioso, o Campus MD. Este empreendimento consolidará todas as suas unidades de fabricação de mol­des, a sua equipa de engenharia e todos os seus quadros corporativos, num espa­ço que virá a ser a nova sede do Grupo MD.

O Campus MD incorporará tecno­logia de fabricação de moldes avançada, posicionando o Grupo num restrito núme­ro de fornecedores Globais de Moldes da indústria Automóvel, em especial de componentes de Iluminação, exterior e interior.

Principais Produtos Desenvolvidos
O Grupo MD foca o seu negócio no setor automóvel: Iluminação Exterior e Inte­rior, mas também Painéis de Porta, Pai­néis de Instrumentos, Pilares, Porta­ Luvas, Componentes de Para Choques, Frisos decorados exteriores.

Mercados onde o Grupo MD opera
Mercado Global. Desde Portugal, o Gru­po MD produz moldes e componentes plásticos para os Mercados Europeu, Ame­ricano mas também Africano e Asiático, dos quais se destacam a Índia e China.

Fator de diferenciação do negócio
O Grupo MD é reconhecido no mercado automóvel como uma empresa de Enge­nharia. Há muito que os clientes consi­deram o Grupo no seu processo de desen­volvimento desde o momento da conce­ção do seu produto.

Esta diferenciação permite uma proximidade grande com o cliente possibilitando uma estreita rela­ção comercial tal como uma aprendiza­gem para ambas empresas. Esta estraté­gia tem­-se revelado muito importante na relação de parceria que o Grupo MD desen­volve com todos os seus clientes. Exemplo disso são os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos, utilizando Nano Tecnologia no fabrico de moldes de ele­vado valor acrescentado.

Esta realidade proporciona aos Enge­nheiros e Técnicos especializados do Grupo MD um contacto permanente com equipamentos de tecnologia de ponta, exclusivos no setor.

Artigo escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990