Viver

Máximo. Pombal na raiz de um “artista prodígio”

21 jan 2024 13:40

Concerto este domingo, 21 de Janeiro, no Museu de Leiria, na abertura do ciclo Capítulo

maximo-pombal-na-raiz-de-um-artista-prodigio
O pianista de 20 anos está a estudar em Roterdão, na Holanda
DR

As origens (do lado do pai) ligam ao concelho de Pombal. É lá que vivem os avós, que continua a visitar regularmente e de quem, em criança, recebeu “um pequeno teclado de brincar” – o primeiro encontro com a magia criada pelos próprios dedos como quem dirige um conjunto de músicos invisíveis.

Hoje, Máximo estuda na Holanda (frequenta a licenciatura em Composição de Jazz na universidade Codarts, em Roterdão) e é considerado um dos mais promissores pianistas da sua geração. Já tem um álbum editado, a que chamou Greatest Hits. Este domingo, 21 de Janeiro, vai apresentá-lo ao vivo no Museu de Leiria (pelas 18:30 horas) na abertura do ciclo Capítulo de 2024.

Talvez o melhor cartão de visita para o potencial de Máximo Francisco seja o texto de opinião que o promotor musical João Brilhante assina na edição do JORNAL DE LEIRIA de 11 de Janeiro. “Ainda agora vai no início da carreira e já tem o seu nome referenciado nas principais publicações nacionais”, escreve, depois de recordar o concerto de lançamento de Greatest Hits, no Lux, em Lisboa. “Era capaz de apostar tudo na roleta, em como vamos ouvir falar muito deste grande talento nos próximos anos”. A nota de divulgação partilhada pelo Museu de Leiria vai no mesmo sentido: “Artista prodígio, Máximo iniciou aos sete anos o seu percurso na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional”, pode ler-se. “Não obstante a sua formação clássica e formal, desde os seis anos que faz incursões a todidactas na composição de peças originais, revelando desde cedo uma aptidão particular para a fusão de diversos estilos musicais”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ