Sociedade

Matemática: Tragédia ou comédia é o mote da 15.º edição do Prémio Pedro Matos

13 mar 2023 16:35

O concurso tem como objectivo descomplicar e sensibilizar para a importância da Matemática

matematica-tragedia-ou-comedia-e-o-mote-da-15o-edicao-do-premio-pedro-matos

Professores e alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário são desafiados a reflectir sobre como desdramatizar o ensino e a aprendizagem da Matemática, procurando desconstruir o seu lado mais complexo.

Esta é a proposta da 15.º edição do Prémio Pedro Matos, que tem como tema Matemática: Tragédia ou Comédia, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, e que tem também como objectivo sensibilizar para as consequências da iliteracia matemática.

Neste evento, os concorrentes são convidados a apresentarem trabalhos que debatam temas como as razões pelas quais a Matemática é geralmente considerada complicada, abordagens inovadoras de ensino e recomendações de boas práticas para prevenir tragédias futuras devido à má utilização desta disciplina, entre outras.

As inscrições podem ser feitas individualmente ou em grupo, no máximo de três pessoas, e pode incluir um professor que terá o papel de orientador.

A pré-inscrição decorre até ao dia 8 de Maio e as inscrições, bem como entrega dos trabalhos, acontecem até dia 9 de Junho.

Os trabalhos elaborados serão expostos no evento Mat-Oeste 2023, que terá lugar no dia 14 de Julho, onde serão premiados os três melhores propostas nas categorias Prémio Pedro Matos e Prémio Matos Júnior.