Sociedade

Matadouro Regional de Pedrógão Grande fecha portas

5 ago 2016 00:00

Insolvência leva ao encerramento.

matadouro-regional-de-pedrogao-grande-fecha-portas-4727

O Matadouro Regional do Zêzere, no concelho de Pedrógão Grande, encerrou portas devido a insolvência da empresa, que enfrentava dificuldades financeiras. No portal dos tribunais, está publicitado que a insolvência foi declarada em Janeiro de 2016 pela 1.ª Secção de Comércio, do Tribunal da Comarca de Leiria e em assembleia de credores foi aprovado um plano de recuperação da empresa. No entanto, o Processo Especial de Revitalização “não terá resultado”, refere o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves.

Segundo a lista provisória de créditos, publicada no Citius, 108 credores reclamavam uma dívida de cerca de 1,2 milhões de euros, dos quais 99 mil euros são créditos “não reconhecidos”.

O matadouro pertence à rede nacional de abate e abrange vários concelhos dos arredores de Pedrógão Grande. “Agora quem quiser abater gado nestes concelhos limítrofes terá de ir a Tomar, Leiria ou Oliveira do Hospital. Nunca farão uma distância inferior a 80 quilómetros. Terão de levar o gado para ser abatido e depois voltar lá para ir buscar a carne”, constata Valdemar Alves.

Para o presidente, este aumento de distância irá provocar um acréscimo do custo da carne para o consumidor. “Se já vários talhos têm vindo a fechar, porque não conseguem praticar preços melhores que as grandes superfícies, agora ainda será pior.”

No matadouro trabalham actualmente 35 pessoas, residentes sobretudo nos concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Sertã. “Para uma região de baixa densidade como a nossa é uma situação bastante desagradável. Ninguém investe aqui e o flagelo do desemprego será muito grave para as famílias. Já falei com os meus colegas das câmaras à volta para tentar ver de que forma podemos ajudar”, salienta Valdemar Alves.