Viver

Marionetas na Cidade: chegam de quatro países para celebrar 25 anos do festival

20 set 2022 10:35

Um programa com 18 apresentações, de 11 companhias, uma exposição, cadernos de teatro e uma conversa, no próximo Marionetas na Cidade

marionetas-na-cidade-chegam-de-quatro-paises-para-celebrar-25-anos-do-festival
A companhia Red Cloud encerra este ano o festival Marionetas na Cidade, no dia 9
Red Cloud

Na edição em que chega aos 25 anos, o festival Marionetas na Cidade anuncia 18 apresentações, de 11 companhias, provenientes de quatro países.

O programa, distribuído por nove espaços de apresentação em Alcobaça, entre 3 e 9 de Outubro, inclui ainda uma exposição, a publicação de cadernos de teatro e uma conversa, divulgou a companhia S.A. Marionetas, que organiza o festival.

No dia 5 de Outubro, será inaugurada a placa comemorativa dos 25 anos da S.A. Marionetas e da inscrição no Inventário Nacional de Património Imaterial Cultural do Teatro Dom Roberto, na Rua Dr. José Nascimento e Sousa (ponte junto à biblioteca municipal de Alcobaça).

O primeiro momento, no entanto, é a inauguração no Museu do Vinho, dia 3, da exposição Objectos Fascinados – Performances da Criação, de Natacha Costa Pereira, que fica patente ao público até 30 de Novembro.

Para comemorar os 25 anos de existência, a S.A. Marionetas vai publicar ao longo do ano os Cadernos de Teatro de Marionetas, com os textos originais criados pelos elementos base da companhia, José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre, de peças que estiveram ou ainda estão em cena. O lançamento do primeiro volume, com o título Inês de Castro, acontece no dia 4.

Os primeiros espectáculos do festival estão agendados para 5 Outubro, data em que tem lugar o evento Na Palheta com … (uma conversa sobre marionetas com José Gil, Rui Sousa e João Costa) .

As últimas apresentações do Marionetas na Cidade decorrem a 9 de Outubro.

A edição deste ano do festival conta com um orçamento de 40 mil euros.

Com a maioria dos espetáculos a acontecer nas ruas da cidade, com entradas gratuitas, participam as companhias S.A. Marionetas, Marionetas Rui Sousa, Mãozorra, Vate / Acta, Caricata Teatro, Teodor Borisov, Fio d'Azeite, Cemal Fatih Polat, Marimbondo, Argila Verde e Red Cloud.