Economia

Marinha Grande terá Parque da Ciência e da Indústria

22 mar 2019 00:00

Projecto poderá estar a funcionar dentro de dois anos

marinha-grande-tera-parque-da-ciencia-e-da-industria-10036

A Marinha Grande vai acolher o Parque da Ciência e da Indústria, um projecto que conta com a participação do Instituto Politécnico de Leiria, anunciou Rui Pedrosa, presidente do IPLeiria, no debateIndústria, Inovação e Infra- estruturas, que a Fundação INATEL promoveu quinta-feira, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Rui Pedrosa dizia não ter dúvidas de que a inovação é uma das formas mais inteligentes de tornar os territórios mais atraentes para captar talentos, salientava que isso implica investimento em infra-estruturas, e referiu, a título de exemplo, o futuro Parque da Ciência e da Indústria, que vai nascer na Marinha Grande com o apoio do IPLeiria.

À margem do evento, o presidente adiantou os detalhes do projecto ao JORNAL DE LEIRIA. “O que nós já temos no coração da Zona Industrial da Marinha Grande são algumas entidades que consubstanciam aquilo que é um Parque da Ciência e da Tecnologia: temos uma instituição de ensino superior, através da sua estrutura científica, de investigação, que é o Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto; temos um centro tecnológico, o Centimfe, que está orientado para a inovação, para ser um centro de serviços para aspresas, para as indústrias; temos uma incubadora com capacidade de atrair startups e em particular startups industriais; temos um centro empresarial da Marinha Grande, que está associado à ideia do próprio Município da Marinha Grande, de trazer investimento para a região e para a Marinha Grande em particular; e tudo isso está rodeado de indústrias quer na Zona Industrial, quer naquele território como um todo”, introduziu o presidente.

Assim, explicou o responsável pelo IPLeiria, “estamos a trabalhar para que o que já existe na prática se transforme do ponto de vista formal”. E “para que que isto aconteça, vamos necessitar de ter equipas que articulem entre estas organizações, vamos necessitar de ter coordenação, vamos precisar de um modelo de governância”, expôs Rui Pedrosa.

O presidente informou ainda que “está a ser avaliada a hipótese de criar alguma infra-estrutura que possa facilitar a ligação destes interlocutores”. Rui Pedrosa explicou que este projecto está a ser dinamizado por todas estas entidades, num trabalho que está a ser liderado pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

“O objectivo é agregar, é conseguir ter maior valor acrescentado, mais capacidade para atrair conhecimento, mais qualificações e preparar mais as empresas. É ter, através desta rede, mais capacidade de atrair investimento, equipamentos, pessoas nacionais e internacionais. Para que que seja o Parque da Ciência e da Indústria não só da nossa região, como do nosso País”, frisou o respons&aa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ