Sociedade

Marinha Grande tem a água mais barata da região. Ourém a mais cara

12 fev 2021 12:00

Segundo o mais recente levantamento de tarifários feito pela Deco, Batalha é o concelho do distrito com a factura global de água, resíduos e saneamento mais barata. No pólo oposto está Nazaré

marinha-grande-tem-a-agua-mais-barata-da-regiao-ourem-a-mais-cara
Maria Anabela Silva

O gasto médio anual de uma família residente no concelho da Nazaré com água, saneamento e recolha de resíduos é o dobro da factura paga por um agregado que viva na Batalha ou na Marinha Grande.

O dado consta do mais recente levantamento de tarifários feito pela Deco (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), revelado na semana passada, e que evidencia enormes disparidades de preços de município para município, quer no País, quer na região (distrito de Leiria e concelho de Ourém).

Se na Nazaré uma família que consuma até 10 metros cúbicos (m3) de água por mês paga, em média, 380 euros por ano pelas facturas da água, tratamento de esgotos e lixo, na Batalha esse valor é de cerca de 184 euros. Em Peniche o valor global cifra-se em 369,21 euros e em Alcobaça em 353,84 euros, enquanto na Marinha Grande é de 187,49 euros e no Bombarral de 226,6 euros.



Tendo em conta apenas os gastos com a água, as variações de preços também são evidentes. Ourém e Alcobaça são os concelhos com o preço mais elevado, com um encargo anual de 187 e 155 euros, respectivamente, ou seja, sensivelmente o dobro do valor praticado na Marinha Grande, concelho onde se aplica o preço da água mais baixo (83,05 euros por ano para um consumo mensal até 10 metros cúbicos).

Os cinco concelhos do Norte do distrito (Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande), que, desde o ano passado têm o serviço concessionado à APIN (Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte), aparecem com o terceiro valor mais elevado na factura da água, todos com 153,34 euros.

Ao nível do saneamento, as diferenças são ainda maiores. Em Peniche - município onde os encargos com essa tarifa são mais elevados -, para consumos até 10 metros cúbicos por mês paga-se quase quatro vezes mais do que na Batalha. Segun

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ