Sociedade

Marinha Grande requalifica campo de jogos da Pedrulheira, ideia vencedora do OP de 2018

28 abr 2021 13:12

Obra proposta por Ana Marta Duarte foi adjudicada esta semana

marinha-grande-requalifica-campo-de-jogos-da-pedrulheira-ideia-vencedora-do-op-de-2018
Cidália Ferreira, presidente de Câmara, no evento onde congratula Ana Marta Duarte, pelo projecto vencedor
DR
Daniela Franco Sousa

Foi adjudicada esta segunda-feira, em reunião de Câmara da Marinha Grande, a obra de requalificação do campo de jogos e zona verde, na Pedrulheira, projecto proposto por Ana Marta Duarte, que venceu a edição do Orçamento Participativo de 2018 neste concelho.

Numa reportagem que o JORNAL DE LEIRIA publicou este mês, sobre os atrasos na concretização de vários projectos vencedores de Orçamentos Participativos na região, Carlos Caetano, vereador das Obras da Câmara da Marinha Grande, justificava a demora da execução deste campo de jogos em concreto com o facto de o Município ter entendido valorizar a ideia inicial, para realizar um parque infantil que fosse além de um simples campo.

Essas melhorias, justificou, envolvem verbas superiores ao tecto máximo de 100 mil euros previsto pelo regulamento. Neste caso, notava, a obra do campo de jogos é adjudicada por 180 mil euros.

A ideia proposta por Ana Marta Duarte previa então a “requalificação do gradeamento e portões que envolve o campo de jogos, situado na Rua dos Sapateiros, de modo a proteger e dignificar o espaço”. Preconizava ainda a “instalação de uma sub-camada de amortecimento e aplicação de piso adequado no campo de jogos, assim como marcações para desportos colectivos”.

Ana Marta Duarte propunha também a concepção de um parque verde equipado com aparelhos de fitness, circuitos de manutenção e bebedouro de água, “com o objectivo de promover a prática regular de exercício físico ao ar livre”.

Em matéria de Orçamento Participativo neste concelho, fica ainda por concretizar a construção da pista de patinagem velocidade, a ideia de Neusa Rosa, vencedora da edição de 2017.

Carlos Caetano também justificou ao nosso jornal que a Autarquia prevê realizar um patinódromo que vá além da pista, e que a obra ainda poderá arrancar durante este mandato.

O autarca reconheceu ainda que neste Município, tal como noutros, é necessário “alterar os regulamentos” dos Orçamentos Participativos, aumentando verbas e dilatando prazos de execução.