Viver

Marinha Grande promove Rota das Chaminés no próximo domingo

14 mar 2024 17:38

Integrada na Semana do Turismo Industrial, iniciativa proporciona "viagem no tempo" aos participantes

marinha-grande-promove-rota-das-chamines-no-proximo-domingo
.
CMMG

O Município da Marinha Grande organiza, no próximo domingo, o passeio pedestre Rota das Chaminés, iniciativa que irá decorrer das 9 às 12 horas, com ponto de encontro marcado junto ao edifício do Arquivo Municipal.

Trata-se de uma iniciava que integra o vasto programa da Semana do Turismo Industrial, que decorre de 16 a 30 de Março e, segundo informa a autarquia, a participação na caminhada é gratuita e não carece de inscrição prévia.

Neste percurso pedestre, "procura-se conciliar o prazer da caminhada com uma viagem no tempo, à era da revolução industrial na Marinha Grande, desde o estabelecimento da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em 1769, e a grande expansão da indústria no final do século XIX, até aos dias de hoje", salienta o município.

Ao longo do percurso, os participantes irão conhecer as chaminés, que assinalam a localização de estruturas industriais históricas, que desenharam a malha urbana da Marinha Grande e, hoje, ainda subsistem como “marcas do território industrial” da cidade.

O percurso tem uma distância de 11,5 quilómetros. Será uma iniciativa com duração de três horas de dificuldade reduzida, adianta a câmara.