Sociedade

Marinha Grande pretende dar continuidade ao contrato social 5G

3 abr 2024 16:43

O projecto será coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande – Adeser II

marinha-grande-pretende-dar-continuidade-ao-contrato-social-5g

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, esta segunda-feira, a formalização da manifestação de interesse em desenvolver um Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5.ª geração (CLDS 5G) no concelho, que terá um financiamento de 512 mil euros, pelo período de quatro anos.

O projecto será coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande – Adeser II e pretende “reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza em Portugal, encarando o território como uma dimensão essencial para a sua concretização”.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, o projecto assenta nos eixos do Emprego, formação e qualificação e Desenvolvimento Social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

As intervenções no âmbito do CLDS 5G irão concentrar-se nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas e promovem a mudança, tendo em conta factores de vulnerabilidade como desemprego, titularidade de prestações sociais, pessoas em situação de sem-abrigo e índice de envelhecimento da população.

A sua acção previne e combate a exclusão social, particularmente a infantil, quebrando ciclos intergeracionais de pobreza e exclusão, de forma a garantir a coesão social e territorial.