Economia

Marinha Grande e região francesa de Toulouse estudam parcerias económicas

10 abr 2023 12:04

Território francês é pautado por elevado desenvolvimento económico e industrial, sobretudo no domínio da aeronáutica

marinha-grande-e-regiao-francesa-de-toulouse-estudam-parcerias-economicas
Encontro decorreu na Zona Industrial de Casal da Lebre
DR

O Município da Marinha Grande recebeu, no passada quinta-feira, a visita do presidente da Associação BDG – Business Development Group, Vitor Oliveira, para dar a conhecer a realidade socio económica daquela região francesa, com o objectivo de avaliar a possibilidade de estabelecer parcerias entre as duas regiões, adianta a Câmara da Marinha Grande.

O encontro decorreu no Centro Empresarial da Marinha Grande, na Zona Industrial de Casal da Lebre, contou com a participação do vereador João Brito; da chefe de Gabinete do presidente do município, Patrícia Jorge; de técnicos da autarquia; e de representantes de algumas empresas locais, que contam entre os seus principais clientes, empresas dos sectores aeronáutico e de defesa.

Segundo a Câmara da Marinha Grande, "a visita teve como principal objectivo dar a conhecer a realidade socio-económica daquela região francesa, que se caracteriza pelo elevado desenvolvimento económico e industrial, sobretudo no domínio da aeronáutica mas, também, a identificação e a abertura de canais de comunicação com parceiros daquele país, através da diáspora".

A Associação Business Development Group- France Portugal é uma organização sem fins lucrativos, constituída por portugueses residentes na região de Toulouse. "Assume-se como uma plataforma de networking, com foco na promoção e facilitação de negócios entre Portugal e França, que procura intervir junto de empresas e instituições localizadas em França e em Portugal, com interesse em estabelecer parcerias, investimentos ou outro tipo de relações empresariais ou comerciais", informa a autarquia.

Além da presidência desta associação, Vitor Oliveira é também secretário-geral da SEDES Europa – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, colaborando regularmente, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Gabinete de Apoio ao Investidor na Diáspora e com a Rede Global da Diáspora, da Fundação AEP, contextualiza o município.