Viver

Marinha Grande e Ourém celebram o livro com João Tordo e Fátima Lopes

22 abr 2023 09:00

As duas festas do livro realizam-se no âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala no domingo, dia 23 de Abril

marinha-grande-e-ourem-celebram-o-livro-com-joao-tordo-e-fatima-lopes
Fátima Lopes vai encontrar-se com leitores em Ourém
DR

No próximo dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e como tal, a Biblioteca Municipal da Marinha Grande e o Teatro Municipal de Ourém (TMO) decidiram assinalar a data com um programa de actividades, ao longo de vários dias.

Na Marinha Grande, a Festa do Livro decorre de 22 a 28 de Abril e em Ourém começou a 15 de Abril e termina no domingo, dia 23.

João Tordo, o escritor que conta com uma longa lista de títulos publicados em Portugal e no estrangeiro, divididos entre o romance, o policial e o ensaio, será o convidado da actividade À conversa com…, que se realiza no próximo dia 23 de Abril, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande.

A Marinha Grande conta também, no sábado, dia 22 de Abril, pelas 15:30 horas, com uma apresentação do livro infantil Os dias de um traço, no auditório da Biblioteca Municipal.

Ainda no dia 22, haverá um espectáculo de magia com André Melão, pelas 16:30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal.

Amanhã haverá, também, a apresentação do livro de fotografia 18 Concertos em São Pedro de Moel, de Paulo Caetano, pelas 18 horas.

No domingo, dia 23 de abril, realizar-se-á a apresentação do livro infantil Pinhal do Rei, de Adeline Grilo, pelas 11:30 horas.

Para segunda-feira, dia 24, está marcado um workshop de escrita criativa, no auditório da Biblioteca Municipal, pelas 15 horas, com a formadora Isabel Antunes. O workshop tem entrada gratuita, mas carece de inscrição prévia.

Dia 25 de Abril, a Festa do Livro contará com uma sessão de biblioterapia. Este é um método facilitador do desenvolvimento pessoal e da resolução de problemas através dos livros, que tem como objetivo a mudança para melhor. A actividade terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal, às 11:30 horas.

O dia contará ainda com a apresentação do livro juvenil Amanhã, de Rosinda Arrimar, na Biblioteca Municipal, às 15:30 horas.

Nos dias 26, 27 e 28 de Abril, entre as 9:30 e as 10:30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal , haverá Petiscos de Poesia, momentos de partilha de poemas, com seleção de repertório de textos poéticos, apresentando-os, enaltecendo a importância de conhecer e ser capaz de apreciar poesia e lengalengas. Esta actividade fica a cargo de Andreia Sousa.

A Feira do Livro terá lugar no Átrio da Biblioteca, do dia 22 até dia 28 de Abril, contando com a presença da Livraria Livros & Companhia.

Ourém recebe Fátima Lopes

Em Ourém, no sábado, dia 22, acontecerá, pelas 16 horas, na Sala Principal do TMO, uma leitura encenada de Uma Cadeira na Montanha, a partir do livro O Mundo é Redondo. A leitura ficará a cargo de Mónica Simões e José Pelicano.

À noite haverá um encontro com autores do concelho de Ourém, na Sala Principal do TMO, pelas 21:30 horas. Francisco S. Simões, Sónia Chainho, António Lains Galamba, Inês Marto e Sandra Silva são os autores convidados deste encontro.

Para dia 23, está marcado um duo de flauta e oboé da Ourearte com Clara Pinto e Mariana Flores, pelas 16:30 horas, na Sala Principal do TMO.

No mesmo dia, a escritora e apresentadora Fátima Lopes dará uma palestra, pelas 17 horas, na sala principal do TMO, onde falará dos seus livros já editados.