Viver

Marinha Grande. Concerto de Manel Cruz nas comemorações do 18 de Janeiro

10 jan 2024 09:18

Alunos do ensino básico também vão actuar no programa que assinala 90 anos da revolta dos operários vidreiros

marinha-grande-concerto-de-manel-cruz-nas-comemoracoes-do-18-de-janeiro
Novo encontro com o público da região
Alberto Almeida

O cantor e compositor Manel Cruz vai apresentar-se no Teatro Stephens para um espectáculo inserido nas comemorações do 18 de Janeiro na Marinha Grande.

Conhecido de projectos como Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido, Pluto e Supernada, o músico do Porto regressa assim à região depois de recentemente ter actuado no Texas Club, em Barreiros, Leiria, na freguesia de Amor.

O concerto de Manel Cruz no dia 18 de Janeiro começa às 21:30 horas e o bilhete tem o valor de 10 euros.

Na mesma data, o programa preparado pela Câmara Municipal da Marinha Grande acontece também no Museu Joaquim Correia, com momentos musicais pelas escolas do ensino básico Nery Capucho, Casal de Malta e Comeira, com alunos do primeiro e segundo ciclo, durante a manhã.

“O movimento operário ocorrido a 18 de Janeiro de 1934 resultou de um longo processo de luta social e sindical, pela melhoria das condições de vida e de trabalho”, lembra a autarquia numa nota enviada à comunicação social.

“Foi no contexto de forte repressão social que, no dia 18 de Janeiro de 1934, eclodiu a insurreição do Movimento Operário na Marinha Grande, a par de outras manifestações e greves gerais, um pouco por todo o país, que teve como intenção forçar a queda do regime e restaurar a liberdade e o Estado de Direito em Portugal”, pode ler-se no texto.

Na comemoração deste ano, o Município pretende homenagear “os operários e cidadãos marinhenses que participaram nesta revolta”.