Viver

Marinha Grande celebra o livro e a liberdade de expressão

2 abr 2024 11:26

Com a Festa da Leitura, a Câmara da Marinha Grande promete oferecer “muitas razões para levar as famílias” à biblioteca municipal

marinha-grande-celebra-o-livro-e-a-liberdade-de-expressao
Os Ovos Misteriosos, pelo Teatro do Botão, inaugura hoje a Festa da Leitura
DR

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala no dia 23 de Abril, a Biblioteca Municipal da Marinha Grande realizará cerca de 20 actividades que irão decorrer até dia 30, tendo início hoje.

A Festa da Leitura será dedicada a todas as idades com actividades que pretendem “promover a leitura, incentivar a criação literária e artística, ampliar o acesso aos livros e enriquecer o conhecimento cultural”, explica a autarquia num comunicado.

O município refere que devido à “proximidade das efemérides e pelas temáticas a abordar” estas actividades vêm inseridas na programação das celebrações (no concelho) dos 50 anos do 25 de Abril, de modo “a celebrar o livro, a leitura e a liberdade de expressão”.

No arranque, esta terça-feira, 2 de Abril, celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil e por isso será realizada às 15 horas, pelo Teatro do Botão, uma sessão de teatro pedagógico baseado no livro Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar.

“Partindo da tolerância, da multiculturalidade e de modelos de família menos tradicionais, eis um espetáculo divertido que apela ao imaginário dos mais novos: com música, bonecos e muita aventura, todos vão querer participar!”, lê-se na nota de divulgação enviada pelo município.

Como em todas as sessões a entrada será gratuita mas carece de inscrição prévia pelo telefone 244773322 ou pelo e-mail biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt.

No decorrer deste mês vão estar ainda disponíveis diversos tipos de iniciativas como um espetáculo infantil de música e poesia com José Fanha e Daniel Completo, uma oficina de criação de um livro artesanal, uma exposição de bonecos de trapos inspirados na literatura infantil, uma exposição de desenho e pintura, uma animação de leitura, além de vários espetáculos lúdico-musicais, sessões de leitura interativa, apresentações de livros e exposições bibliográficas.

Pode consultar o programa completo da Festa da Leitura aqui.