Sociedade

Margarida Poças Serrano, a educadora especial que foi "salva" pelos livros

4 dez 2021 12:03

Natural de Reguengo do Fétal, Batalha, trabalhou em França com refugiados e jovens com deficiência. É autora do livro "Uma vida luso-francesa".

margarida-pocas-serrano-a-educadora-especial-que-foi-salva-pelos-livros
A trajectória de Margarida Serrano como filha de emigrantes serviu-lhe de inspiração para o livro
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

O percurso de Margarida Poças Serrano dava um livro. Dava e deu.Uma vida luso-francesa(Le Fado de la mère, na versão francesa) é um romance social inspirado na trajectória de filha de emigrantes da autora, natural de Reguengo do Fétal, Batalha, mas também da luta de uma rapariga para “escapar ao destino que o pai lhe tinha traçado de mulher submissa ao chefe de família e aos homens em geral”.

A obra, recentemente apresentada no Reguengo do Fétal, aborda ainda a importância fulcral que os livros tiveram na vida da autora, emigrada em França há 55 anos. “Foram eles que me salvaram”, afirma Margarida Serrano, que se formou em educação especial já depois de casada e do nascimento dos três filhos e que trabalhou com jovens autistas e com refugiados.

Margarida Serrano - que só descobriu na escola em França que esse era o seu nome, porque até ali sempre a trataram por “Fetalita” em homenagem à Nossa Senhora do Fétal - chegou a Saint-Maur des Fossés em 1966.

O pai e a irmã mais velha tinham ido três anos antes. Ela chegou com a mãe e as outras duas irmãs. Foi “um choque”. Habituada a “toda a liberdade do mundo” numa pequena aldeia portuguesa, viu-se “fechada atrás do portão” da casa onde o apoia acolhia, num anexo, outros portugueses que acorriam aos arredores de Paris. Havia ainda a barreira da língua que, num ano, conseguiu ultrapassar.

Seria ainda na escola primária que caiu nas ‘boas amarras’ dos livros, quando recebeu, como presente por ter terminado o ano, um exemplar de Cosette de Victor Hugo. “Li-o mais de 150 vezes. Só ti

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ