Saúde

Marco Neves é o novo director executivo do ACES do Pinhal Litoral

27 out 2022 14:19

Enfermeiro vai substituir Delfina Carvalho, que tinha deixado o cargo em Agosto último

marco-neves-e-o-novo-director-executivo-do-aces-do-pinhal-litoral
Marco Neves (terceiro à esquerda), no seu primeiro acto oficial como director do ACES do Pinhal Litoral
DR

O enfermeiro Marco Neves é o novo director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, substituindo Delfina Carvalho, médica, que deixou as funções em Agosto deste ano.

O novo responsável do ACES iniciou funções esta quinta-feira, dia 21, e o seu primeiro acto oficial foi uma visita à Unidade de Cuidados de Saúde de Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria.

Formado em Enfermagem  pela Escola Superior de Saúde de Leiria, começou a sua actividade profissional no Hospital Egas Moniz, em Lisboa. Passou depois pelo Hospital de Santo André, em Leiria, de onde transitou para o ACES do Pinhal Litoral, ao qual estava afecto desde 2004.

Entre 2013 e 2022, Marco Neves exerceu também funções de vogal no Conselho Clínico e de Saúde desse ACES, tendo interrompido esse cargo entre Abril e Setembro deste ano, para trabalhar como técnico especialista no gabinete do secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Sales. Deixou esta função com a saída do governante do executivo de António Costa e regressou à Unidade de Cuidados na Comunidade Dr. Arnaldo Sampaio, em Leiria.

A par da actividade como enfermeiro, Marco Neves é ainda professor assistente convidado na ESSLei, desde 2018. De 2006 a 2011, foi também membro da Direcção da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém.

Em termos de formação académica, além do bacharelato e da licenciatura em Enfermagem, Marco Neves conta com pós-graduações em Segurança e Higiene no Trabalho e em Administração e Gestão da Saúde.

Possui ainda o mestrado em Enfermagem de Saúde Mental, área onde fez uma especialidade.