Economia

Manufactura Digital Directa e Polímeros debatidos em conferência internacional no CDRSP

17 mai 2021 16:33

Evento decorre entre os dias 20 e 22 de Maio, em formato online

manufactura-digital-directa-e-polimeros-debatidos-em-conferencia-internacional-no-cdrsp
Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, situado na Marinha Grande
Ricardo Graça/Arquivo

O Politécnico de Leiria, através do CDRSP - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, situado na Marinha Grande, em parceria com a Universidade de Karnatak, da Índia, vai promover a quarta edição da conferência internacional sobre Manufactura Digital Directa e Polímeros (ICDDMAP), entre os dias 20 e 22 de Maio, em formato online.

O evento, nota o Politécnico de Leiria em comunicado, "pretende oferecer um ambiente inovador para a discussão das tecnologias emergentes associadas à fabricação digital directa, as suas aplicações de base ampla e os novos materiais associados a esta tecnologia, incluindo polímeros, cerâmicos e metais".

 A conferência é subdividida em seis sessões temáticas, sendo o dia 20 dedicado à cerimónia de abertura e boas-vindas, e ao debate em torno da Manufactura Digital Directa, com as suas diferentes abordagens, aplicações e perspectivas.

O dia 21 começa com uma sessão sobre Matemática e Manufactura, uma temática em forte crescimento em todo o mundo, especialmente na Europa, incluindo a simulação e modelação numérica, com a sessão da tarde a focar-se na Fabricação Digital Directa para Aplicações Médicas.

O terceiro e último dia reúne trabalhos sobre novos materiais, técnicas de processamento e tecnologias no contexto da Fabricação Digital Directa.

No âmbito da iniciativa vai ainda decorrer uma exposição no Edifício Resinagem da Marinha Grande, realizada com o apoio da Câmara Municipal, e onde será apresentada aos visitantes a vasta gama de produtos e dispositivos que podem ser produzidos por Manufactura Digital Directa a partir de matérias-primas à base de polímeros, metais, cerâmica e comentícios.

Será possível aceder a esta exposição em modo virtual ou presencial, observando neste último registo todas as medidas de segurança vigentes.

A quarta edição do ICDDMAP conta igualmente com uma apresentação virtual da Exposição Empresas, onde será possível assistir a apresentações individuais em vídeo 360º de várias empresas de renome em diversos sectores e com sede na região, com o objetivo de dar a conhecer melhor o mundo empresarial da região da Marinha Grande.

Esta exibição terá lugar no Jardim Stephens, em modo virtual.