Viver

Manuel Mota e Margarida Garcia trazem a Leiria ecos de Nova Iorque e de colaborações com Lee Ranaldo e Thurston Moore

29 set 2023 12:45

Tocaram com músicos dos Sonic Youth. Viveram e trabalharam na cidade que nunca dorme. São uma referência na música exploratória portuguesa e actuam amanhã em Leiria

manuel-mota-e-margarida-garcia-trazem-a-leiria-ecos-de-nova-iorque-e-de-colaboracoes-com-lee-ranaldo-e-thurston-moore
O concerto integra o terceiro Ciclo de Música Exploratória Portuguesa organizado pela Fade In
Nuno Martins

Manuel Mota (Lisboa, 1970) é considerado um explorador e um estudioso da guitarra, que se move no experimentalismo e na imprevisibilidade. Quase o mesmo pode ser escrito sobre Margarida Garcia (Lisboa, 1977), que vem desenvolvendo uma identidade muito própria na linguagem para o baixo eléctrico. Ambos viveram e trabalharam em Nova Iorque. Têm também em comum colaborações com músicos dos Sonic Youth (ele com Lee Ranaldo, ela com Thurston Moore). Este sábado, 30 de Setembro, Manuel Mota e Margarida Garcia tocam em Leiria.

O sétimo episódio do terceiro Ciclo de Música Exploratória Portuguesa organizado pela Fade In acontece no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia. O concerto de Manuel Mota e Margarida Garcia tem início às 19 horas.

Ao longo dos anos, Margarida Garcia colaborou com músicos como Thurston Moore, Marcia Bassett, Margarida Loren Connors, David Maranha, Gabriel Ferrandini ou Björn Schmelzer. No ano passado, disponibilizou um novo disco em nome próprio: Good Night.

No caso de Manuel Mota, lançou várias novas edições em 2022: Hieme, Lux e Via. Já tocou com Lee Ranaldo, Giovanni Di Domenico, Toshimaru Nakamura ou David Grubbs, Sei Miguel e Phill Niblock, entre outros.

É a terceira vez que Manuel Mota actua no Ciclo de Música Exploratória Portuguesa (CMEP) da Fade In. Em 2021, esteve em Leiria com Osso Exótico e em 2022 integrou o David Maranha Ensemble.

Até ao final do ano, há ainda mais três concertos do CMEP: Burgueses Famintos (14 de Outubro), Hedera 4Tet (4 de Novembro) e Rafael Toral (11 de Novembro).

Este ano, já passaram pelo CMEP artistas como Inês Malheiro, Crossfade Memory, Fuhrer Duhrer, Vasco Alves, Tropa Macaca e Rodrigo Amado.