Sociedade

Mais três descargas poluentes detectadas pela GNR de Leiria

29 jan 2021 16:18

Em causa, efluentes provenientes de explorações pecuárias

mais-tres-descargas-poluentes-detectadas-pela-gnr-de-leiria
Imagem partilhada hoje pela GNR
GNR
Redacção/Agência Lusa

Pelo segundo dia consecutivo, a GNR de Leiria comunica actos de poluição com origem em pecuárias. São quatro descargas ilegais em 48 horas.

Esta sexta-feira, o comunicado da GNR refere que “o Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria, no dia 27 de Janeiro, detectou três descargas ilegais de efluentes pecuários na localidade de Bidoeira de Cima, no concelho de Leiria”.

“No decorrer de uma acção de policiamento direccionada para a prevenção e detecção de alterações às características dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Lis, os militares da Guarda detetaram uma descarga de efluentes pecuários a escorrer livremente para uma linha de água, afluente da Ribeira da Carreira que desagua no rio Lis”, lê-se no texto.

“No decorrer das diligências policiais constatou-se que a descarga era proveniente de uma lagoa de armazenagem de efluentes de uma exploração pecuária. Na sequência desta acção foi elaborado um auto de notícia pelo crime de poluição de descarga de efluente pecuário diretamente para a linha de água, crime este punido com pena de prisão até cinco anos, tendo os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial de Leiria” esclarece a GNR.

Ainda no decurso desta acção, foram detectadas mais duas descargas de efluentes pecuários para o solo “sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração, as quais eram provenientes de duas explorações agropecuárias, resultando na elaboração de dois autos de contraordenação ambiental enviados para a Agência Portuguesa do Ambiente, puníveis com uma coima que pode ascender aos 144 000 euros”.

Já ontem, a GNR de Leiria tinha informado que, através do Núcleo de Protecção Ambiental, detectou uma descarga ilegal de um efluente pecuário a ser feita directamente para o solo, na localidade de Texugueira, no concelho de Leiria.