Saúde

Mais de metade da população tem o vírus do herpes labial

14 jan 2016 00:00

Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que o número de crianças infectadas com o HSV-1 tem vindo a diminuir nos países desenvolvidos

mais-de-metade-da-populacao-tem-o-virus-do-herpes-labial-2824

Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), recentemente divulgado, revela que mais de metade da população mundial é portadora do vírus do herpes labial. Os dados do relatório da OMS, citados pelo jornal i, indicam que dois terços da população com menos de 50 anos encontra-se infectada com o HSV-1 (tipo 1 do vírus, que é transmitido principalmente através do contacto com a boca e que se manifesta através de feridas nos lábios).

De acordo com aquele estudo, o número de crianças infectadas com o HSV-1 tem vindo a diminuir nos países desenvolvidos, “graças a melhores condições de higiene e de condições de vida”. No entanto, a OMS alerta para o facto de, nesses países, o vírus ser uma “importante fonte” de herpes genital, neste caso, transmitido através do sexo oral, aumentando essas transmissões do vírus em pessoas sexualmente activas.

“É fundamental dar acesso a informação sobre os vários tipos de herpes e sobre as infecções sexualmente transmitidas, para proteger a saúde dos jovens antes destes se tornarem sexualmente activos”, considera Marleen Temmerman, directora do Departamento de pesquisa e Saúde Reprodutiva da OMS, citada pelo jornal i.

Actualmente, não existe cura para o HSV-1, mas a OMS está a trabalhar com parceiros para acelerar uma vacina e microbicidas para aplicação tópica, que “terão um papel crucial na prevenção destas infecções no futuro”.

Martinha Henrique, dermatologista no Centro Hospital de Leiria, explica que o herpes labial “é uma infecção comum”, que “a maioria das pessoas apanha em criança, a partir de outra pessoa, através do contacto pele com pele, por exemplo um beijo na face de uma criança”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo