Sociedade

Mais de 66 mil euros e centenas de doses apreendidos em operação contra o tráfico de droga

19 out 2023 17:08

GNR detém 14 pessoas em Leiria, Nazaré e Coimbra

mais-de-66-mil-euros-e-centenas-de-doses-apreendidos-em-operacao-contra-o-trafico-de-droga

Mais de 66 mil euros, centenas de doses apreendidos e 14 detenções foi o resultado de uma operação da GNR contra o tráfico de droga, desenvolvida em Leiria, Nazaré e Coimbra.

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Leiria informa que foram detidas 14 pessoas, com idades compreendidas entre 20 e os 62 anos, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, ontem, quarta-feira.

Numa nota de imprensa, a GNR adianta que "no âmbito de uma investigação por tráfico de produtos estupefacientes, que decorria há mais de um ano, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que culminaram na detenção de sete homens e cinco mulheres, por tráfico de estupefacientes e dois homens por posse de arma proibida".

Dando cumprimento a dez mandados de busca domiciliária nos concelhos de Leiria, Nazaré e Coimbra, a GNR apreendeu 66.390 euros em numerário, três viaturas, 37 telemóveis, 255 doses de cocaína, oito doses de haxixe, cinco armas de fogo, 16  cartuchos, uma coluna de som e um televisor.

Segundo a GNR, a "investigação em causa, teve até ao momento três operações de buscas distintas, que ocorreram nos meses de Junho, Setembro e Outubro e ao longo de toda a investigação, foram detidas 24 pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 62 anos, seis dos quais ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva".

No total da investigação foram apreendidos 70.525 euros em numerário, sete viaturas, 64 telemóveis, sete armas, 3.539 doses de cocaína, 3.480 doses de heroína e 188 doses de haxixe.

“Os arguidos não têm profissão conhecida e alguns têm relações familiares entre si”, referiu à Lusa fonte da GNR, que atribui ao grupo a responsabilidade pela transação de droga na região.

A presente operação decorre de um esforço contínuo levado a cabo pelo Destacamento Territorial de Leiria, reforçado pela Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria, pelos Núcleos de Investigação Criminal dos Destacamentos Territoriais de Pombal e Caldas da Rainha, pelo Destacamento de Intervenção de Leiria, pelo Destacamento de Intervenção de Santarém, pelos Grupo de Intervenção Cinotécnica (GIC) e Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) , ambos da Unidade de Intervenção (UI), e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).