Sociedade

Mais de 500 acidentes envolvendo motociclistas em dois anos

11 nov 2021 11:06

Campanha #NãoSouDeFerroda GNR passou por Leiria

mais-de-500-acidentes-envolvendo-motociclistas-em-dois-anos

A campanha nacional #NãoSouDeFerro, que esteve na estrada entre os dias 2 e 7 de Novembro, passou por Leiria, estacionando na área de serviço da A1.

“O que aconselhamos é tornar o ambiente rodoviário seguro e saudável. Estes conselhos são aqueles que verificamos que têm sido as principais causas de acidentes” quando há o seu incumprimento, afirma Sérgio Junqueira, comandante do Destacamento do Trânsito da GNR de Leiria em regime de suplência.

Nos últimos dois anos, o Comando Territorial da GNR de Leiria registou na sua área de influência mais de 500 acidentes envolvendo veículos a motor de duas rodas.

De acordo com os dados estatísticos, no ano de 2020 verificaram-se 311 sinistros que envolveram motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, que resultaram em cinco vítimas mortais e 20 feridos graves. Até ao dia 7 de Novembro deste ano, ocorreram 296 sinistros, com quatro mortos e 38 feridos graves.

“A campanha visou essencialmente informar, alertar e sensibilizar os condutores dos principais cuidados e regras que devem obedecer”, reforça Sérgio Junqueira.

Um dos motociclistas que parou em Leiria recebeu os conselhos dos militares.

Ao JORNAL DE LEIRIA, aplaudiu a acção da GNR e constatou que os ‘motards’ “estão mais calmos”.

Já a relação na estrada com os automobilistas ainda carece de melhorias. “Ainda se nota alguma falta de respeito”, lamenta. Por isso, a campanha dirige-se também aos automobilistas, no sentido de lhes serem dados “cuidados e regras a ter no acto da condução, mas também qual deve ser a sua relação com os motociclistas para que o ambiente rodoviário saia a ganhar, essencialmente a segurança”.

Conduzir sempre de luzes acesas, aumentar a distância de segurança, sinalizar as mudanças de direcção e cumprir os limites de velocidade foram alguns conselhos deixados pelos militares.