Sociedade

Mais de 50 embalagens de material de pirotécnico ilegais apreendidas em Figueiró dos Vinhos

19 jan 2023 17:45

Denúncia leva GNR a encontrar material e a identificar uma pessoa

mais-de-50-embalagens-de-material-de-pirotecnico-ilegais-apreendidas-em-figueiro-dos-vinhos
Homem de 45 anos identificado pela GNR
GNR

Uma denúncia levou os militares da GNR a detectar diversos artigos pirotécnicos ilegais, em Figueiró dos Vinhos.

Segundo uma nota de imprensa, o Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Figueiró dos Vinhos, apreendeu diverso material pirotécnico, no concelho de Figueiró dos Vinhos, numa acção realizada esta quarta-feira.

No âmbito de uma denúncia a dar conta do alegado armazenamento e comercialização de diversos artigos pirotécnicos, que não cumpriam as normas de comercialização estabelecidas na União Europeia e cuja utilização coloca em risco a segurança dos seus utilizadores, os militares da Guarda apreenderam mais de 50 baterias e embalagens de diversos artigos pirotécnicos, cuja totalidade de matéria activa (NEC – Net Explosive Content) perfaz cerca de 5,937 quilos.

No âmbito das diligências foi identificado um homem de 45 anos por posse de uma quantidade superior a cinco quilos de artigos pirotécnicos no mesmo espaço físico e elaborado o respectivo auto de contra.ordenação.

Os factos foram comunicados à Polícia de Segurança Pública (PSP).

A Guarda Nacional Republicana lembra que este tipo de artigos não são meros brinquedos, mas sim explosivos com a capacidade de provocar acidentes muito graves, sobretudo em crianças e jovens. O uso e/ou venda indevida de produtos pirotécnicos são sancionados através de coima, alerta a GNR.