Sociedade

Mais de 270 quilos de lixo retirados do Samouco

3 abr 2023 09:20

Acção de limpeza de praia decorreu este fim-de-semana na Marinha Grande

mais-de-270-quilos-de-lixo-retirados-do-samouco
Iniciativa decorreu no passado sábado
DR

O grupo de voluntários One Piece After Another, em parceria com a Leerdam Crisal Glass, organizou no sábado uma acção de limpeza na Praia do Samouco, na Marinha Grande, da qual resultou a recolha de 273 quilos de lixo.

O número foi expressivo, tendo em conta a chuva que se fez sentir e o facto de estes resíduos terem sido recolhidos por 36 voluntários em apenas hora e meia, sublinha Ricardo Machado, coordenador do movimento.

“O que mais impressionou os presentes foi a quantidade e extensão de microplástico existente”, bem como lixo resultante de “artes da pesca por todo o areal”. “No fundo, andámos a limpar com a certeza que é em vão. É preciso fechar a torneira na fonte. É preciso recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e repensar ou, de outra forma estamos condenados”, alerta Ricardo Machado.

“A poluição ambiental é apenas um dos problemas actuais que enfrentamos. É gratificante deixar a praia mais limpa, mas o problema é que amanhã estará novamente na mesma”, lamenta o coordenador.

Por causa da chuva não decorreu a aula de yoga, como estava programado, sendo que a mesma será agendada para data posterior.

Foram ainda parceiros desta iniciativa: Vamos ajudar a Constança, Origens a Granel, Couteiro Boardteam e a Junta de Freguesia da Marinha Grande.