Sociedade

Mais de 250 furtos de água detectados em Leiria no último ano e meio

7 jun 2022 17:19

“Roubo de água é crime” é o mote da campanha dos SMAS de Leiria que pretende “travar” consumo ilícito de água.

mais-de-250-furtos-de-agua-detectados-em-leiria-no-ultimo-ano-e-meio
População chamada a colaborar na identificação de consumos ilícitos

No ano passado, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria detectaram 145 consumos “ilícitos” de água, sendo que este ano, e até Maio, já foram registados 115. 

Os dados são revelados pelos SMAS numa nota de imprensa onde anunciam uma campanha de sensibilização que pretende “alertar e travar a disseminação dos usos de água não autorizados”.

Sob o mote “O roubo de água é crime”, a campanha surge num momento em que os SMAS têm curso um plano de “detecção de consumos ilícitos”, com equipas no terreno para identificar as situações e “proceder em conformidade com a legislação em vigor”, de acordo com o previsto no Código Penal. 

Segundo os SMAS de Leiria, os ilícitos mais comuns são as ligações directas a ramais antes de serem instalados os contadores de água, a violação do contador e acessos através de bocas de incêndios. “Estas infracções prejudicam o ambiente e a todos nós e têm custos acrescidos”, assinala o comunicado dos serviços.

O tarifário e regulamento dos SMAS de Leiria estabelece que, em caso de viciação ou desaparecimento de contador e/ou módulo telemetria, seja cobrado 181,50 euros (clientes domésticos) e 228,75 euros (clientes não domésticos”. 

Os valores são acrescidos de IVA e aplicam-se também à utilização de meio fraudulento para consumo água, violação de selo do contador. São ainda cobrados 25 euros para o restabelecimento do serviço, "por facto imputável ao utilizador".

“As intervenções na rede de abastecimento sem autorização podem comprometer o fornecimento e a qualidade da água, e por cada uso indevido pagamos todos e comprometemos a sustentabilidade ambiental”, advertem os SMAS.