Economia

Mais de 20 milhões de euros para modernizar regadio do Vale do Lis

22 jan 2022 09:00

Plano nacional prevê novos projectos em Alcobaça, um deles orçado em 7,8 milhões de euros

mais-de-20-milhoes-de-euros-para-modernizar-regadio-do-vale-do-lis
Estudo reconhece necessidade de “intervenções céleres” em várias zonas do País
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

 A modernização de dois sub-blocos do aproveitamento hidroagrícola (AH) do Vale do Lis, uma intervenção na barragem de Alvorninha (Caldas da Rainha) e três novos regadios na zona de Alcobaça são os projectos para o distrito contemplados no documento Regadio 2030, que esteve em consulta pública até ao passado dia 15.

Para a obra de modernização dos blocos da Barosa, Ruivaqueira eVale da Marinha (do sub-bloco 2 do Vale do Lis) está previsto um investimento de quase 13,6 milhões de euros. A este juntam-se quase 500 mil euros para estudos de adaptação do projecto.

Já para a modernização dos blocos da Aroeira e do Miguel (sub-bloco 1), o investimento previsto é de 7,3 milhões, a que se somam 425 mil euros de estudos.

A obra do aproveitamento hidroagrícola do Vale do Lis já tem 75 anos e apresenta inúmeros problemas, que originam desperdícios de água e, por consequência, de energia, aponta Henrique Damásio, administrador delegado da Associação de Regantes do Vale do Lis.

Já em curso, e por isso não incluídas no plano Regadio 2030, estão as obras de modernização dos blocos do Boco e das Salgadas, do subperímetro 1, investimento de várias dezenas de milhões de euros.

As condutas existentes, em betão, e à superfície, estão a ser substituídas por condutas enterradas, em polietileno de alta densidade, condutas essas que contemplam torneiras de grande dimensão, de onde é possível obter água com pressão.

“É uma revolução grande”, que permite novos métodos de rega, mais consentâneos com as actuais necessidades dos agricultores do Vale do Lis.

No que respeita à zona Oeste, o documento Regadio 2030 contempla uma intervenção na barragem de Alvorninha, Caldas da Rainha, orçada em 1,3 milhões de euros.

Está previsto também um novo regadio, denominado Maiorga, a abranger 356 hectares nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, e beneficiando mais de 400 agricultores. O investimento estimado é de quase 7,8 milh&o

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ