Sociedade

Mais de 1.100 alunos estão matriculados nos 22 cursos do ensino profissional em Leiria

17 out 2022 15:55

Vereadora desafia a que ensino profissional seja primeira opção

mais-de-1100-alunos-estao-matriculados-nos-22-cursos-do-ensino-profissional-em-leiria

O concelho de Leiria conta com 1.129 alunos matriculados nos 22 cursos e 51 turmas da rede de cursos do ensino profissional, que representam 31% dos alunos a frequentarem o ensino secundário regular.

Segundo uma nota de imprensa, o Município de Leiria adianta que "os cursos profissionais afirmam Leiria como um território economicamente mais desenvolvido e socialmente mais coeso, sendo importante valorizar os alunos e toda a comunidade educativa".

Para assinalar a abertura do ano lectivo, Anabela Graça, vereadora da Educação e Cultura, promoveu, na quinta-feira, um encontro com os novos alunos da Escola Profissional de Leiria, que iniciou o ano lectivo com 80 novos alunos, matriculados em cinco cursos profissionais, e distribuídos por quatro turmas, representando 21% do total de alunos inscritos no ensino profissional do concelho.

“O ensino profissional é muito importante para Leiria, porque contribui para aumentar a oferta de mão-de-obra qualificada na população jovem e aproximar os jovens ao mercado de trabalho”, referiu Anabela Graça, citada na nota de imprensa.

A autarca acrescenta que "depois de um período de pandemia, que limitou as oportunidades de formação em contexto de trabalho e da redução generalizada do número de alunos de 10.º ano neste ano lectivo, a escolha destes jovens, por este percurso formativo, mostra bem a vitalidade do ensino profissional no território".

Por isso, Anabela Graça acredita que são dados que a leva a "ter muita confiança no futuro”, sublinhando "haver ainda um caminho a fazer para afirmar o valor do ensino profissional no concelho.

“Queremos que mais alunos escolham o ensino profissional como primeira opção, e não como solução de recurso. É essencial que esta decisão vocacional vá ao encontro do projecto de vida de cada aluno”, concluiu.