Sociedade

Mais de 1000 voluntários asseguraram acolhimento aos peregrinos na Cova da Iria

20 nov 2021 15:50

Reforço no acolhimento entre Maio e Outubro somou mais de 14 mil horas de voluntariado.

mais-de-1000-voluntarios-asseguraram-acolhimento-aos-peregrinos-na-cova-da-iria
Higienização das mãos é uma das tarefas dos voluntários
Santuário de Fátima

Mais de mil voluntários, que somaram mais de 14 mil horas de serviço aos outros, garantiram o apoio ao acolhimento de peregrinos no Santuário de Fátima entre Maio e Outubro.

Esse acolhimento concretizou-se, por exemplo, no controlo da lotação dos espaços, do uso de máscara e da higienização das mãos, na ajuda ao cumprimento da distância de segurança e nas movimentações de entrada e saída no recinto de oração.

"Durante o tempo de pandemia, o serviço voluntário foi essencial para garantir o acolhimento de peregrinos na Cova da Iria", realça o Santuário de Fátima numa nota de imprensa, frisando que esse apoio "permitiu assegurar o cumprimento das medidas sanitárias" definidas no plano de contingência da instituição.

Esse serviço foi assegurado pelos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, pelo corpo de voluntários do Santuário de Fátima, pelo Corpo Nacional de Escutas, pela Fraternidade Nuno Álvares e ainda por funcionários do Santuário de Fátima.

Durante o verão, os jovens que participaram no Projeto SETE, de voluntariado, e grupos de seminaristas também colaboraram nessa dinâmica.

“Face ao elevado número de acolhedores envolvidos nestas tarefas e às suas diferentes proveniências, o acolhimento foi uma admirável oportunidade para confirmar a importância do trabalho em equipa”, afirma Cláudia Camelo, que coordena a Comissão de Voluntariado do Santuário de Fátima.

Citada por aquela nota de imprensa, Cláudia Capelo reconhece que foram “semanas de trabalho árduo, mas muito gratificante” e "sempre de coração aberto, para receber o melhor possível todos os que aqui chegavam, com atenção especial para os mais fragilizados”.