Sociedade

Mais 1,3 milhões de euros para requalificar encosta do Castelo de Leiria

8 mar 2022 18:09

Mata vai ganhar percursos e zonas para passeio e exercício. A intervenção foi adjudicada esta terça-feira pela Câmara.

mais-13-milhoes-de-euros-para-requalificar-encosta-do-castelo-de-leiria

O Município de Leiria aprovou, esta terça-feira, em reunião de câmara, a abertura de concurso para a requalificação paisagística da encosta do Castelo, que representará um investimento superior a 1,3 milhões de euros.

A intervenção abrangerá o espaço verde da encosta, a Fonte do Pocinho e a reabilitação de edificações municipais adjacentes ao antigo horto municipal.

O projecto prevê a “criação de pequenos percursos dentro da área de intervenção para ligação de diversos pontos de interesse”, explica uma nota da autarquia.

No comunicado, a câmara adianta que será também contemplada “a adequação da área natural a passeio, estadia e actividade física e desenvolver uma consciencialização ambiental, através da instalação de pontos de informação por sinalética ou monitores”.

O município pretende também “consolidar o carácter do local e de todo o conjunto a intervencionar”, bem como valorizar a azinhaga e a Fonte do Pocinho e “minimizar as alterações do relevo e da vegetação”, com soluções que permitam aos espaços “uma evolução sustentada, e ainda estabilizar as superfícies livres e corrigir os sistemas hidrogeológicos”.