Desporto

Maciel volta para lançar o filho e treinar jogador que fugiu da guerra

19 mar 2022 09:00

Jogadores estão à procura do sonho do futebol na cidade do Lis

Ex-avançado de Leiria está a treinar jovens no Jardim da Almuinha Grande
Ex-avançado de Leiria está a treinar jovens no Jardim da Almuinha Grande
Ricardo Graça
Patrícia Carreira Gonçalves

Foi para a Ucrânia há seis meses “atrás do sonho de ser jogador de futebol”. Estava a descansar de um dia de treinos quando foi acordado durante a madrugada “com barulhos de explosões e mensagens da equipa a dizer que a guerra tinha estourado”.

Alessandro Filho arrumou tudo o que tinha mas acabou por sair de Kiev apenas com uma mochila com a qual teve de caminhar 35 quilómetros com os colegas para chegar à Polónia. “Depois demorámos um dia a passar a fronteira porque havia muita gente e eu só pedia a Deus que isso passasse”, recorda o brasileiro de 23 anos que ainda tem presente “os barulhos das explosões” e “as ruas com tanques de guerra e soldados”.

O destino passou a ser Leiria, onde tem família. “Continuo à procura do sonho e acredito que será um bom recomeço”, confessa, ao fim de uma semana na cidade onde já começou a treinar com Maciel Cunha, um ex-avançado da União de Leiria.

Uma década depois de ter deixado de carregar o castelo ao peito, o jogador que veio para a cidade do Lis pelas mãos de Mourinho e passou pelos dragões quer ajudar jovens a seguir o sonho do futebol.

Maciel voltou para lançar o filho, mas aproveita para treinar o jovem que fugiu da guerra e procurar o talento de quem queira aprender “as experiências boas e más” de uma vida dedicada à bola.

Com o castelo, o estádio e o rio Lis em pano de fundo, os treinos têm sido feitos num campo improvisado no

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ