Sociedade

Luta contra redução de turmas nos colégios de regresso

5 jul 2018 00:00

O novo corte no financiamento de turmas aos colégios privados por parte do Ministério da Educação está a ser contestado em Fátima, Leiria e Pombal.

luta-contra-reducao-de-turmas-nos-colegios-de-regresso-8901

Os pais dos estabelecimentos de ensino com contrato de associação de Pombal estão contra a redução do financiamento das turmas por parte do Ministério da Educação.


Um grupo de alunos e encarregados de educação manifestou-se à porta da Câmara de Pombal e, numa exposição durante a reunião de Assembleia Municipal (AM), na quinta-feira, pediu a intervenção junto da tutela para reverter a situação.

Em Pombal, a maior contestação surgiu do Externato Liceal Albergaria dos Doze. Susana Jesus, mãe de um dos alunos, explica ao JORNAL DE LEIRIA que a escola tinha duas turmas de 7.º ano, mas foram informados que só uma teria financiamento, apesar de existirem alunos suficientes “na área de influência do colégio”, para completar as duas.Dos 54 alunos que transitaram para o 7.º ano, só 28 terão possibilidade de permanecer no colégio.

“Dificilmente uma escola pública terá vagas suficientes para receber este grupo”, lamenta aquela mãe. Na sua intervenção na AM de Pombal, em representação dos pais, Susana Jesus afirmou que o externato “serve a comunidade em que está inserida há 50 anos” e que “surgiu pela falta de resposta da escola pública para as crianças desta área, visto que o estabelecimento mais próximo estava, e continua a estar, a cerca de 17 quilómetros”. “Se não houver oferta educativa em Albergaria dos Doze será que os pais continuarão a residir na mesma localidade?”, q

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ