Sociedade

Luta anti-colonial será tema da próxima conferência Conversas de Abril

10 jan 2024 10:30

Com moderação do historiador Rui Tavares, a sessão realiza-se na sexta-feira e contará com testemunho de dois resistentes pela independência de Angola, ambos presos pela PIDE.

luta-anti-colonial-sera-tema-da-proxima-conferencia-conversas-de-abril
Iniciativa decorre no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Leiria
DR

A luta anti-colonial, luta pela Liberdade (cá e lá) é o tema da próxima sessão do ciclo de conferências Conversas de Abril – Democracia e Sociedade, a realizar esta sexta-feira, dia 12, no foyer do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

O encontro contará com o testemunho de Adolfo Pinho e José Pinho, resistentes pela independência de Angola, ambos presos pela PIDE durante anos. Aurora Almada e Santos, investigadora em colonialismo e memória, será outra das intervenientes no debate, cuja moderação estará a cargo de Rui Tavares, historiador e deputado do Livre na Assembleia da República.

Segundo a organização, a cargo da comissão das Comemorações dos 50 Anos do 25 Abril em Leiria, o debate propõe uma reflexão sobre a luta pela independência nas antigas colónias portuguesas, “uma guerra que não impactou apenas as populações colonizadas, mas também teve consequências para a população portuguesa, especialmente com os jovens destinados ao serviço militar”.

Durante 13 anos de guerra, “a consciência da opressão nos territórios colonizados alastrou-se em Portugal, influenciando movimentos estudantis, o mundo laboral e até mesmo as Forças Armadas”, salienta a organização.

A repressão colonial em África será discutida por Adolfo Pinho e José Pinho, que foram presos pela PIDE em Angola. O primeiro, além de ter sido prisioneiro, foi também forçado a integrar o Exército português, do qual desertou

O debate terá transmissão em direto nas redes sociais 50 anos 25 abril Leiria.