Sociedade

Luso-descendente com raízes em Porto de Mós premiado nos ‘Oscares’ da gastronomia

30 mai 2023 10:38

Tiago Martins distinguido nos Gourmand World Cookbook Awards 2023 pelo livro L’histoire du Portugal dans mon assiette  (A História de Portugal no meu Prato).

luso-descendente-com-raizes-em-porto-de-mos-premiado-nos-oscares-da-gastronomia
Tiago Martins recebeu prémio na Suécia
DR

O livro de gastronomia L’histoire du Portugal dans mon assiette, da autoria de Tiago Martins, autor luso-francês com origens na Barrenta, concelho de Porto de Mós, foi um dos premiados nos Gourmand Awards 2023, considerados os ‘Óscares’ deste tipo de publicações, cujos resultados foram anunciados, no fim-de-semana, em Umea, na Suécia.

Segundo a agência Lusa, a edição deste ano distinguiu mais duas obras de autores portugueses: Chefs Sem Reservas: Segundo Prato, de Nelson Marques (Clube do Autor), e Alimentação, natureza e paisagem”, de Maria Manuel Valagão, Maria Elvira Ferreira e José António Passarinho (Tinta da China).

O livro de Tiago Martins conquistou o primeiro lugar na categoria “Portuguese” [Português], de acordo com a lista de prémios divulgada pela organização no seu ‘site’.

Segundo a descrição da editora, a Cadamoste Editions, esta obra em francês é “um livro completo para descobrir a gastronomia, história e terrotório portugueses” que reúne “mais de sessenta receitas de sopas, petiscos, pratos, sobremesas ou cocktails e centenas de anedotas inusitadas e engraçadas para deliciar e animar os seus convidados”.

Engenheiro na área das energias fósseis, Tiago Martins nasceu em Paris, mas não só nunca esqueceu as suas origens, como se tem dedicado à promoção da história e cultura portuguesas, nomeadamente através da conta Portuguese Facts que criou no Instagram, que soma mais de 14 mil seguidores.

Este projecto esteve, aliás, na origem do livro L’Histoire du Portugal dans mon Assiette (A História de Portugal no meu Prato), que inclui mais de 60 receitas de sopas, petiscos, pratos de carne, peixe ou marisco, sobremesas e cocktails.

Cada receita reunida por Tiago Martins é da responsabilidade de um restaurante, produtor ou cozinheiro, de Portugal ou de geografias tão diferentes como Alemanha, Angola ou Macau, entre eles, chefs mediáticos como Hélio Loureiro e Hernâni Ermida. Em representação do distrito de Leiria participa um chef com raízes em Alvaiázere que actualmente trabalha em França.