Viver

Lugares Património Mundial do Centro com programação cultural em rede

15 ago 2020 15:59

Programação estende-se até 2021 e abrange Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar.

lugares-patrimonio-mundial-do-centro-com-programacao-cultural-em-rede
Mosteiro de Alcobaça será um dos palcos dos eventos programados
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

Os quatro municípios com monumentos classificados como Património Mundial na região Centro (Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar) apresentaram, esta sexta-feira, um projecto de programação cultural em rede, que se estende até 2021.

Os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, a Universidade de Coimbra e o Convento de Cristo (Tomar) vão ser os palcos da maioria das iniciativas do projecto, que, além dos Municípios, junta o Turismo do Centro e a Orquestra Clássica do Centro (OCC).

Espectáculos musicais com a participação de grupos locais, um festival, uma exposição ou concertos itinerantes são algumas das propostas da programação conjunta agora apresentada.

Um concerto da OCC com um solista no Mosteiro de Alcobaça, o Festival à Janela na Batalha com uma programação multidisciplinar, uma exposição que vai integrar a bienal de arte contemporânea de Coimbra Anozero em 2021 ou um programa de concertos em vários espaços de Tomar com a participação de grupos locais são algumas das propostas.

Estão ainda previstos uma actuação do projecto Amália Hoje, em Alcobaça, um concerto de Fado de Coimbra, na Batalha, um espectáculo itinerante que deverá juntar filarmónicas de Coimbra, a OCC e um "artista nacional conceituado" a revelar. Alcobaça receberá também um concerto da Banda Sinfónica de Alcobaça e coro participativo.

No âmbito do projecto, vai ser submetida uma candidatura para uma comparticipação de 300 mil euros de fundos comunitários. Porém, a iniciativa deverá ter um investimento superior a meio milhão de euros, afirmou o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, referindo que só o seu município prevê duplicar o investimento financeiro recebido.

Caso a candidatura não seja aprovada, os municípios afirmaram que irão avançar à mesma com o projecto, uma iniciativa que, segundo o autarca da Batalha, procura aliar a cultura ao turismo, numa lógica de "aumentar a atractividade da região Centro".

Por seu lado, Inês Silva, vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, sublinhou “o histórico de sucesso de uma rede com provas dadas e com uma enorme vontade de crescimento e de superação dos actuais desafios”. Para a autarca, a cultura é um instrumento essencial para a coesão social das comunidades e precisa de ser apoiada de uma forma mais pro-activa no contexto em que vivemos”.

Também presente na conferência de imprensa de apresentação do projecto, o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, destacou o facto de quase metade das viagens internacionais para Portugal serem motivadas pelo turismo cultural, considerando os lugares classificados como Património Mundial um "dos produtos ‘premium'" da região Centro.