Sociedade

Lojistas e moradores pedem rua Direita, em Leiria, fechada ao trânsito

16 fev 2023 20:00

Contrariamente ao que aconteceu no passado, o fecho soma adeptos entre quem mora e tem negócios no centro histórico. Ouvem-se lamentos à posição da câmara que teima em permitir trânsito.

lojistas-e-moradores-pedem-rua-direita-em-leiria-fechada-ao-transito
Experiência de pedonalização, no âmbito do projecto Viva a Rua Direita, iniciado em Setembro de 2020, decorreu apenas durante alguns meses
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

A trabalhar há 43 anos no centro histórico de Leiria – primeiro no restaurante O retiro do Abade e agora no Tasca 7, Estrela Albuquerque diz que ainda não perdeu a esperança de “um dia” ver a rua Direita (rua Barão de Viamonte) transformada numa via pedonal, onde as pessoas possam circular “tranquilamente”, sem o risco de “serem apanhadas pelo espelho” de um automóvel.

“A rua Direita sem trânsito ficava um espectáculo”, antevê Estrela Albuquerque, recordando, no entanto, que esta é uma discussão “antiga”, tão antiga quando a sua presença na zona histórica da cidade. “Nunca ninguém teve essa coragem. Andaram sempre com avanços e recuos”, lamenta, referindo, a título de exemplo, o fim da experiência levada a cabo no âmbito do projecto Viva a Rua Direita, com o fecho da artéria ao trânsito durante o fim-de-semana.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ