Sociedade

Lobo Antunes "satisfeito" com aumento de diagnósticos de PHDA

24 fev 2017 00:00

Neuropediatra falou sobre (In)Sucesso Escolar, em Leiria.

lobo-antunes-satisfeito-com-aumento-de-diagnosticos-de-phda-5986

"Estou muito satisfeito com o aumento de diagnósticos de hiperactividade e défice de atenção, com o aumento significativo do número de diagnósticos de autismo, com o aumento substancial do número de crianças medicadas com ritalina. Acho isso fantástico. Porque acho que é um sinal de civilidade e acho sobretudo que é um sinal de que olhamos para as nossas crianças de forma muitíssimo mais atenta do que o que acontecia há 30 ou 40 anos."

Estas foram as palavras de Nuno Lobo Antunes, neuropediatra e escritor, convidado da conferência (In)Sucesso Escolar, que decorreu no Teatro Miguel Franco, em Leiria, no sábado, dia 18.

A iniciativa esteve inserida no âmbito do Programa de Educação para a Saúde na área do Desenvolvimento Infantil, promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Centro Hospitalar S. Francisco, numa parceria com a Câmara Municipal de Leiria.

Nuno Lobo Antunes falou sobre várias problemáticas que poderão estar associadas ao insucesso escolar nas crianças, como a PHDA (Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção), o síndrome de asperger e a dislexia.

Na perspectiva do neuropediatra, a hiperactividade e o défice de atenção não têm de estar obrigatoriamente associados: "algumas crianças com défice de atenção são simultaneamente hiperactivas, mas outras são apenas distraídas".

Para que o défice de atenção seja considerado uma perturbação, é importante analisar um conjunto de factores, que se medem em actividades que exijam esforço mental, como nas aulas - dificuldades de concentração que devem ser testemunhadas não só pelos pais mas também pelos professores.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.